NOTÍCIAS

Mulher | 13.02.15 - 09h48

Prefeito acompanha desfile do Bloco Nem Com uma Flor

Agremiação, promovida pela Secretaria da Mulher do Recife, saiu nesta quinta(12) e fez campanha de enfrentamento à violência de gênero. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

A noite desta quinta-feira (12) foi de muita alegria e animação, mas não deixou um tema muito importante de fora: o combate à violência contra a mulher. Às 18h, o Bloco Político Carnavalesco Nem com uma Flor saiu da Praça do Arsenal num desfile pelas ruas do Bairro do Recife, arrastando vários foliões e chamando atenção para o fim da violência de gênero. Promovido pela Secretaria da Mulher do Recife, o evento contou com a participação do prefeito Geraldo Julio, que acompanhou o bloco em seu cortejo junto com todos os participantes da festa.

"Esse bloco já está se firmando como uma tradição do nosso Carnaval e está crescendo a cada ano. O nosso Carnaval é momento de diversão, mas também de temas tão pertinentes à sociedade como esse do combate à violência contra a mulher. Aqui estamos buscando conscientizar, informar e promover a segurança da mulher através dos apoios pelos nossos canais. É uma luta grande e ainda temos muito o que enfrentar, mas estamos somando forças e faremos esse time crescer ainda mais", destacou o gestor.

O bloco Nem com uma Flor completa 14 anos de existência e este ano homenageia duas figuras de destaque na cidade do Recife: a atriz Geninha da Rosa Borges, a grande dama do teatro pernambucano, e a cantora Lia de Itamaracá. A agremiação reuniu cerca de três mil mulheres de diversas instituições, institutos e segmentos variados ligados ao enfrentamento à violência de gênero, além de foliões e folionas dos mais diferentes locais da cidade do Recife que prestigiaram a folia.

A dona de casa Sebastiana Alves da Silva, de 53 anos, marcou presença com as amigas e disse que não deixará mais de participar. "Aqui nos sentimos incluídas, seguras, fortes. Este é um bloco que mistura todas as classes, idades, famílias inteiras que vêm aqui brincar e se reúnem por um tema tão importante. É a primeira vez que participo, mas já aderi à campanha e não deixarei mais de participar", informou.

Para garantir a animação da festa, houve apresentação do Baque Mulher, do Grupo Artístico Percussivo Conxitas, além da Troça Linda da Tarde e Orquestra 100% Mulher. Equipes da Secretaria da Mulher e voluntárias vindas de toda a Região Metropolitana distribuíram material informativo e educativo durante o trajeto da agremiação.

Durante todo o Carnaval, a Secretaria da Mulher do Recife estará com um ponto de escuta do Centro de Referência Clarice Lispector, na Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife. No local, também haverá distribuição de material educativo com informações e telefones úteis da rede municipal de enfrentamento à violência contra a mulher, além de preservativos femininos e masculinos.