Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 13.02.20 - 16h49

Aulas do projeto Gol do Brasil começam no campo da União da Macaxeira

img_alt

O Recife é a primeira capital do Nordeste a receber o projeto, que beneficia 240 meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social. (Foto: Luciano Ferreira

 

A Prefeitura do Recife, a CBF Social e a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) iniciaram, na manhã desta quinta-feira (13), no campo do União da Macaxeira, zona norte da cidade, as atividades da escolinha de futebol do projeto Gol do Brasil. A aulas, direcionadas a crianças e adolescentes dos 6 aos 17 anos, acontecerão das terças às sextas, com o objetivo de usar o futebol com instrumento de transformação de vidas e ensino de valores. O Recife é a primeira capital do Nordeste a receber o projeto, que vai beneficiar, inicialmente, 240 meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social na Macaxeira e áreas próximas.

O coordenador pedagógico do Gol do Brasil, Wellington Lima, explica que a Prefeitura entra com o material humano, como professores e monitores, além do espaço físico, enquanto a CBF e FPF fornecem a orientação técnica e o material esportivo - camisas, jaquetas, bolas e marcadores de barras (pinos). “Nossa principal meta é ajudar na formação cidadã, melhorar a qualidade de vida e prevenir os males decorrentes do ócio”, explica Wellington.

Ainda de acordo com Wellington, o projeto tem como pilar as dez habilidades para a vida estabelecidas pela ONU: autoconhecimento, resolução de problemas, tomada de decisão, pensamento criativo, relacionamento interpessoal, comunicação eficaz, empatia, lidar com sentimentos, lidar com estresse e pensamento crítico.

Pai do pequeno Michael Júnior, de seis anos, que estava no meio do campo participando dos treinamentos com bola, o operador de empilhadeira José Michael, morador da Macaxeira, elogiou a iniciativa. “Fiquei sabendo do Gol do Brasil pela professora de reforço do meu filho. Trata-se de um projeto muito importante, principalmente porque ajuda a tirar as crianças e os adolescentes dos caminhos que não prestam”, ressaltou.

Professora de educação física e orientadora do projeto, Paula Brasil disse que estava motivada com sua primeira turma, após preparação na CBF. “Trabalho na Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer da Prefeitura do Recife desde 2014 e estou gostando muito de participar desse projeto. É uma proposta que tem como atrativo não apenas uma escolinha de futebol, mas todo um processo educacional visando À formação de um adulto responsável e feliz”, opinou.

Após participar intensamente das aulas de futebol no campo e também da palestra educativa, Maria Vitória, de dez anos, disse que gostou muito da primeira aula. “Moro aqui perto, em Nova Descoberta, e sempre participo das peladas de rua com meu irmão e meus vizinhos. Foi por isso que meu pai me matriculou. Foi tudo muito bom, pois além de jogar bola, fiz novos amigos e recebi mensagens bonitas da professora Paula”, disse. Guilherme Henrique, de 12 anos, também elogiou o Gol do Brasil. Estou achando tudo legal, porque a gente joga bola, faz amigos e aprende muita coisa importante”, argumentou.