Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 13.02.20 - 20h40

Bairro do Recife ganha Creche Municipal em parceria entre PCR, Porto Digital e Governo do Estado

img_alt

Prefeito Geraldo Julio, governador Paulo Câmara e o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, inauguraram a Creche Municipal Porto Digital Recife, a terceira aberta na rede municipal do Recife apenas nestes primeiros 40 dias do ano. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Bairro do Recife, um dos principais cartões postais da cidade, vai abrigar a 17ª creche aberta pela Prefeitura do Recife desde 2013: a Creche Municipal Porto Digital Recife. A nova unidade de ensino, com capacidade para receber 84 crianças, foi entregue pelo Prefeito Geraldo Julio, nesta quarta-feira (12), juntamente com o governador Paulo Câmara e o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena. A instalação da creche representa uma importante parceria entre a Prefeitura do Recife, o Porto Digital e o Governo do Estado. Esta é a terceira unidade entregue pela gestão só este ano, com um incremento de 460 novas vagas na educação infantil do Recife. 

“Neste início de ano já inauguramos três creches, uma em Roda de Fogo, outra no Alto do Mandu e agora, em uma parceria com o Porto Digital e o Governo do Estado, a gente inaugura aqui na Rua da Moeda mais uma unidade. Estou muito feliz com essa inauguração. A creche está muito bonita e é também o resgate e restauro de um prédio histórico aqui da cidade. Além do que esse edifício também vai atender ao projeto M.I.N.A.s, do Porto Digital, que incentiva a contratação de mais mulheres para o parque tecnológico”, afirmou o prefeito Geraldo Julio. 

O governador Paulo Câmara parabenizou a iniciativa. “Gostaria de parabenizar o Porto Digital, a Prefeitura do Recife e o Governo Estadual pela inauguração de hoje. Dizer que é importante ter esse olhar para buscar soluções para a questão de alunos de um a cinco anos e a Prefeitura tem tido todo o cuidado.  É uma parceria importante, as crianças de toda a área do Porto Digital vão estar bem servidas com uma creche que foi pensada para o futuro das novas gerações pernambucanas”, destacou o governador. 

Com 281 m², a nova creche está localizada dentro de um prédio histórico do Porto Digital, na Rua da Moeda, que está sendo restaurado. A unidade foi viabilizada por meio da parceria entre a gestão municipal e o parque tecnológico.  A Secretaria de Educação do Recife fará a gestão da unidade escolar, que atenderá duas turmas do grupo 1, uma turma do grupo 2 e outra do grupo 3. O equipamento conta com um parquinho, quatro salas de aula, uma sala de administração, depósito de material de limpeza, cozinha, banheiro infantil e banheiro de funcionários. Todos os alunos frequentarão as aulas em horário integral. 

A unidade educacional acompanha o novo padrão do projeto Escola do Futuro, criado pela Prefeitura do Recife e que agrega o processo de ensino-aprendizagem com equipe especializada, infraestrutura física de alto nível (com salas climatizadas, mobiliário, livros, brinquedos) e adota o modelo pedagógico Ateliê, adequado ao desenvolvimento da primeira infância. No mesmo prédio também funcionará o projeto M.I.N.A.s, programa Mulheres em Inovação, Negócios e Artes, uma iniciativa do Porto Digital que visa atrair e ampliar o número de mulheres nas áreas de tecnologia e inovação, espaço de coworking e de acolhimento de empresas. 

Pierre Lucena, presidente do Porto Digital destacou que a ação faz parte de um plano maior, onde o principal foco é a inclusão de mais mulheres no polo de tecnologia. “A inauguração de hoje representa um resgate histórico que o Porto Digital faz junto a comunidade do Pilar, um dos principais beneficiados com essa ação. Paralelo a isso, gostaria de agradecer ao apoio a prefeitura e o Governo do Estado que apostaram nesse projeto”, pontuou Lucena. 

Moradora da comunidade do Pilar, Vanessa do Nascimento é mãe de Alan Felipe de um ano e vai deixar o filho pela primeira vez na creche. “Essa oportunidade é importante porque vamos deixar nossos filhos e buscar trabalho ou abrir alguma coisa para gente, para a termos melhores condições de criar nossos filhos. Estou louca que comece porque ele vai interagir mais, ficar junto com outras crianças, já vi que tem muitas atividades, são muitas coisas novas. Essa creche vai facilitar muito nossa vida, não vamos gastar com passagem”, contou Vanessa.

Ligia Vieira, 25 anos, levou a filha Valentina de dois anos. “Essa oportunidade é importante porque vai oferecer uma educação de qualidade para nossos filhos. A questão da tecnologia, que aqui eles vão ter muito mais contato, vai possibilitar que eles cresçam já com esses conhecimentos, que a gente sabe que muito importante para o futuro deles”, pontuou Ligia. 

A cerimônia de inauguração contou com as presenças ainda da vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, do vice-prefeito do Recife Luciano Siqueira,  da Secretária da Mulher do Estado, Silvia Cordeiro, do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Aluísio Lessa, do secretário de Educação do Recife, Bernardo D’Almeida,  e do Padre Rinaldo, pároco da  Madre de Deus do Pilar.