Prefeitura do Recife alerta para os riscos do consumo excessivo do álcool, fumo e outras drogas durante o Carnaval
Agentes redutores de danos e arte-educadores irão circular pelos polos de animação levando informações sobre os perigos do uso de substâncias psicoativas. Gestão municipal também vai montar estande de Redução de Danos na Praça do Arsenal
Como forma de alertar e conscientizar os foliões sobre os riscos do consumo excessivo do álcool, fumo e outras drogas durante o Carnaval, a Prefeitura do Recife vai montar um esquema especial com cerca de 160 agentes redutores de danos e arte-educadores que irão circular pelos polos de animação levando informações sobre os perigos do uso de substâncias psicoativas. A partir desta sexta-feira (17), quando ocorre a abertura da Festa de Momo na cidade, profissionais farão abordagens estimulando a adoção de medidas preventivas e de cuidados em saúde, além de realizar a troca de garrafas de bebidas de vidro pelas plásticas e fazer distribuição de materiais educativos e preservativos.
Além disso, os agentes redutores de danos da Secretaria de Saúde do Recife atuarão no estande da Redução de Danos, montado próximo à Praça do Arsenal, e também no entorno dos polos, incluindo os descentralizados. Entre as ações previstas estão a orientação junto a indivíduos ou grupos em cenários de uso de substâncias psicoativas e comportamentos de risco; oferecer informação quanto à localização e acesso aos postos do Samu e aos serviços de urgência e emergência da Rede Municipal de Saúde; além da distribuição de preservativos, gel lubrificante e materiais educativos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
Os profissionais também vão fazer a distribuição de 40 mil garrafas plásticas para substituir as de vidro e evitar acidentes. Além disso, eles ainda farão a entrega de 5 mil pulseiras de identificação de crianças para o caso de se perderem dos responsáveis. Durante o intervalo dos shows musicais, nos palcos, os arte-educadores farão apresentações teatrais, para divulgação de informações preventivas com foco na promoção à saúde, redução de danos no uso do álcool e outras drogas, violência de gênero e segurança no trânsito.
“O uso excessivo de álcool, tabaco e outras drogas pode causar graves consequências à saúde e ao bem-estar de quem os consome e das pessoas que estão ao redor, especialmente em momentos de grande empolgação como o Carnaval. Neste cenário, a redução de danos consiste em uma série de ações e intervenções que visam alertar e minimizar os riscos que geralmente são associados ao uso dessas substâncias, como infecções transmitidas pelo sangue, overdose, violência e outros problemas de saúde”, reforça o técnico da Política de Saúde Mental do Recife Luiz Carlos de Almeida.
No Carnaval, a Política de Redução de Política de Redução de Danos no Consumo de Álcool, Fumo e Outras Drogas do Recife trabalha com seis princípios básicos, que são repassados aos foliões durante as abordagens. Confira abaixo:
- Fazer uma boa alimentação e beber bastante água antes e durante a folia;
- Nunca estar sozinho e andar, preferencialmente, em grupos de amigos e pessoas de confiança;
- Não compartilhar garrafas, copos, canudos, piteiras;
- Evitar alimentos, bebidas, cigarros ou outras drogas oferecidas por estranhos;
- Identificar, previamente, onde estão localizados os bombeiros, as ambulâncias e os postos de saúde;
- Buscar ajuda, de preferência, com amigos, parentes e autoridades, além do próprio serviço médico.