NOTÍCIAS

Cultura | 13.03.12 - 11h34

Catamarã do Município leva beneficiários do Bolsa Escola a passeio ecológico

[caption id="attachment_14684" align="alignleft" width="334" caption="Primeira viagem/aula do Barco Escola Ambiental Águas do Capibaribe. Foto: Carlos Augusto"][/caption]

A embarcação percorrerá o Capibaribe e os adultos receberão informações sobre meio ambiente

Por Marcos da Silva

Nesta terça-feira (13), 40 beneficiários do Programa Bolsa Escola Municipal, pais ou responsáveis por estudantes da Escola Municipal do Jordão, localizada no bairro do mesmo nome, saem do Marco Zero do Recife, às 14h, para a primeira viagem/aula do Barco Escola Ambiental Águas do Capibaribe, em 2012, pelo principal rio que atravessa a Cidade.

Em seus oito anos de existência, o Barco-Escola transportou cerca de 90 mil pessoas, entre alunos da Rede Municipal de Ensino, ou pais e responsáveis. Dependendo da maré, o catamarã faz um dos dois roteiros pelo Rio Capibaribe. O primeiro leva os passageiros a uma visita cultural pelo entorno dos principais prédios históricos do Centro do Recife – como o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do Estado; Palácio da Justiça, que abriga o poder judiciário e Assembleia Legislativa, casa do poder legislativo; passando ainda por seis pontes: Limoeiro, Princesa Isabel, Duarte Coelho, Buarque de Macedo, Maurício de Nassau e Giratória – fazendo uma volta completa na ilha artificial do Recife.

O outro percurso, sócio-ambiental, transita pelo Parque dos Manguezais com retorno na Ilha de Deus, no Pina. Por baixo das pontes Agamenon Magalhães e Paulo Guerra, professores da Rede esclarecem os viajantes sobre os cinco rios que formam a bacia do Pina: Pina, Jordão, Jiquiá, Tejipió e Braço Sul do Capibaribe, falando da importância da região estuarina para a reprodução e alimentação das espécies.