NOTÍCIAS

| 13.03.12 - 16h17

Prefeitura do Recife e Igreja Católica no combate à dengue

No ano em que a Campanha da Fraternidade versa sobre saúde pública, a doença transmitida pelo Aedes aegypti é tema abordado nas paróquias do município

[caption id="attachment_14706" align="alignleft" width="334" caption="Trabalho em conjunto deve mobilizar 107 paróquias do Recife. Foto: Irandi Souza"][/caption]

O combate à dengue conta com mais um aliado: a Igreja Católica. O compromisso de ações voltadas para tal fim foi firmado entre a Prefeitura do Recife, por meio de representantes da Secretaria de Saúde, e o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, em reunião na manhã desta terça-feira (13). No ano em que a Campanha da Fraternidade versa sobre a saúde pública, a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti será tema abordado nas 107 paróquias do município. O encontro aconteceu no Palácio Episcopal São José dos Manguinhos, bairro das Graças.

Desde 2008, a instituição religiosa apoia a Secretaria de Saúde do Recife, com a mesma finalidade. Para este ano, a novidade fica a cargo da participação da Pastoral da Saúde que, a pedido do arcebispo, junta-se no reforço da luta contra a doença, em campanha que deve seguir até meados de agosto, período de maior incidência de casos. Para que as ações sejam definidas com precisão, o arcebispo de Olinda e Recife marcou uma Reunião do Clero, que acontece no próximo dia 20, na Várzea, quando os padres serão informados sobre a parceria e recebem material educativo acerca o assunto.

Após breve apresentação sobre a dengue, com mostra de dados estatísticos e locais onde há maior ocorrência da doença, o gerente do programa de Saúde Ambiental, Otoniel Barros, expôs a necessidade da parceria entre o poder público e a Igreja. Da prevenção ao tratamento, o apoio da instituição religiosa é considerado de grande importância. “Se pudermos contar com o auxílio dos padres nas missas dos domingos, atingiremos muitas famílias, já que historicamente, cerca de 80% dos focos dos mosquitos são encontrados nas residências”, explicou Otoniel.

Mobilização – O trabalho em conjunto deve mobilizar 107 paróquias. O plano é que os padres, após as cerimônias, orientem a população sobre a dengue. “Além de todos os cuidados para que se evite a proliferação do mosquito, é importante que se fale também sobre os cuidados com as pessoas que contraem a doença, como, por exemplo, a necessidade de hidratação e da medicação correta”, explicou a assessora técnica da Vigilância Ambiental do Recife, Vânia Freitas.

Sensibilizar a população é o intuito da campanha, que é bem acolhida pela Igreja. “Estamos abertos e prontos para ajudar no que for possível. A parceria acontece em um ano importante, dada a Campanha da Fraternidade de 2012 - ‘Fraternidade e Saúde Pública’ – e a Igreja tem que estar ao lado dos necessitados, especialmente, em uma iniciativa como esta, da Prefeitura do Recife”, afirmou Dom Saburido.

A Secretaria de Saúde também está atuando em igrejas evangélicas e fará encontros de conscientização com representantes de religiões de matrizes africanas.