NOTÍCIAS

| 13.03.12 - 16h11

Varredura preventiva tem início no Alto do Eucalipto

Nas próximas três semanas, seis localidades do Recife receberão serviços como colocação de lonas plásticas, capinação, desobstrução de canaletas e galerias, entre outros

Teve início, na manhã desta terça-feira (13), a ação de varredura preventiva nas áreas de risco, promovida pela Prefeitura do Recife. A iniciativa, que teve como ponto inicial o Alto do Eucalipto (Vasco da Gama), faz parte da Operação Inverno 2012 e, sob o comando da Coordenadoria de Defesa Civil (Codecir), irá percorrer, nas próximas três semanas, seis localidades da capital. As varreduras levarão a essas áreas uma série de ações e serviços integrados, com o objetivo de reduzir riscos e identificar, antecipadamente, situações que possam gerar casos de deslizamento.

Um total de 100 profissionais esteve no Alto do Eucalipto, para dar o pontapé- inicial às varreduras. As atividades consistem num conjunto de ações preventivas, com foco nas localidades de risco alto e muito alto, preparando a cidade para o período de chuvas, ao minimizar os ponteciais riscos. A secretária de Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras, Maria De Biase, acompanhou os trabalhos e classificou como de extrema importância essa mobilização. “Aqui, nós trabalhamos, acima de tudo, a prevenção, com uma atuação intensificada e ampliada do poder público, integrando diversos órgãos e departamentos da Prefeitura, visando a eliminar riscos e problemas que poderiam surgir no período de chuvas mais intensas”, declarou.

No local, foram realizadas, entre outras ações, vistorias técnicas, colocação de lonas plásticas, desobstrução de canaletas e galerias, remoção de entulhos, capinação, corte de árvores de grande porte e combate à proliferação da dengue e roedores. Os moradores também receberam material informativo e foram orientados sobre práticas seguras nas áreas de morro. “As varreduras fazem parte de uma série de ações implementadas, ao longo de todo o ano, pela Prefeitura do Recife. Neste momento, que antecede o período chuvoso, o que há é um grande reforço, o que fortalece ainda mais essas ações, quando realizadas em conjunto, e as torna ainda mais efetivas”, contou a coordenadora de Defesa Civil do Recife, Keila Ferreira.

A varredura conta com o apoio das secretarias municipais de Saúde e do Meio Ambiente, assim como Dircon, Emlurb, Iasc, Guarda Municipal, CTTU, Programa Parceria nos Morros, Orçamento Prticipativo, além da Cruz Vermelha e, nas próximas semanas, do Exército Brasileiro.

A dona de casa Noêmia Maria Carmo do Silva, 57 anos, gostou de ver o trabalho da Prefeitura próximo à casa onde mora e nas áreas do entorno. “Eu acho ótimo, porque vem prevenir qualquer problema com a gente. Mas sempre foi assim, principalmente com as lonas. Quando eu ligo pra Codecir, sempre atendem rapidamente e minha barreira está sempre coberta. Eu me sinto segura aqui, com todo esse trabalho, eu nunca tive um problema”, confessou.

Nesta quinta-feira (15), a varredura preventiva chega à Rua e Travessa Garanhuns e à Rua Petrolândia, no Jordão Alto, Zona Sul do Recife. As atividades começam a partir das 9h.