NOTÍCIAS

Cultura | 13.03.13 - 16h17

PCR e Alepe unem forças no enfrentamento aos entraves da mobilidade

[caption id="attachment_32190" align="aligncenter" width="680"] O prefeito Geraldo Julio se reuniu com integrantes da Comissão de Mobilidade Urbana do Legislativo estadual. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife e a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) vão trabalhar em conjunto na formulação de políticas públicas que ajudem a destravar a mobilidade na capital pernambucana. A parceria foi anunciada nesta quarta-feira (13) pelo prefeito Geraldo Julio, que reuniu-se em seu gabinete com integrantes da Comissão de Mobilidade Urbana do Legislativo estadual. O início da parceria se dará com a inclusão no planejamento plurianual do município de um relatório sobre o tema, produzido pela Alepe. Intitulado “Desafios da Mobilidade”, o documento traz um diagnóstico sobre o assunto no País, com destaque para a Região Metropolitana do Recife.

“Esse é mais um material importante que vai servir como orientação para fecharmos as nossas ações na área de mobilidade. Um trabalho que traz conclusões muito próximas do que está no nosso Programa de Governo. Os deputados trouxeram um material rico sobre um tema que é tão importante para garantir a qualidade de vida da população”, afirmou Geraldo Julio.

O prefeito do Recife classificou a mobilidade como um tema que necessita ser tratado de forma global. “É preciso incluir a questão das calçadas, o cuidado com o pedestre, com o ciclista e a gestão do trânsito”, pontuou Geraldo Julio, ressaltando que, baseado nesse conceito, optou por criar uma pasta especifica para a área no seu governo. “Fizemos uma inovação", destacou.

[caption id="attachment_32194" align="aligncenter" width="680"] Documento foi entregue pelo presidente da Comissão, deputado Silvio Costa Filho. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O relatório produzido pela Alepe foi resultado de 12 audiências públicas realizadas em 2012 com especialistas em trânsito e transporte público; além da participação da Universidade Federal da Pernambuco (UFPE), prefeitos da RMR e ex-prefeitos do Recife. O documento reúne um conjunto de intervenções para melhorar a mobilidade urbana e o transporte coletivo da cidade.

Coube ao presidente da Comissão, deputado Silvio Costa Filho, elencar os principais tópicos que formam o relatório. “Temos intervenções em relação à construção de calçadas; à melhoria da iluminação pública; à construção de novos corredores de ônibus; bem como a criação de campanhas educativas para a televisão e rádio, orientando a população a respeitar o pedestre, o ciclista e a ampliação dos agentes de trânsito”, explicou.

Além de Silvio Costa Filho, participaram da reunião os deputados João Fernando Coutinho, Júlio Cavalcanti e José Maurício Cavalcanti - esses integrantes da comissão -, e o também parlamentar Sebastião Rufino. Os secretários João Braga (Mobilidade e Controle Urbano), Sileno Guedes (Governo e Participação Social) e Fred Oliveira (Relações Institucionais) também estiveram presentes.