NOTÍCIAS

Cultura | 13.03.15 - 09h41

Bolo e muita música no aniversário do Recife

Os 478 anos da cidade foi comemorado na noite desta quinta (12) com programação cultural marcada pelos ritmos Patrimônios Imateriais e show de Lenine. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)


O aniversário do Recife foi marcado por muita música e animação na noite desta quinta-feira (12), na Praça do Arsenal. Para comemorar a data, a cidade recebeu uma programação que mostra a riqueza da nossa cultura, reunindo artistas populares, manifestações que receberam o título de Patrimônio Cultural Imaterial e um dos filhos mais queridos da capital pernambucana, o cantor Lenine. O prefeito Geraldo Julio, acompanhado da primeira-dama Cristina Mello e do governador Paulo Câmara, prestigiou a festa e realizou o tradicional corte do bolo de aniversário, que foi distribuído para a população.

“Nossa festa está linda e com o melhor que nós temos: a nossa cultura. Tivemos aqui apresentações de artistas da terra mais uma vez, reforçando o valor que damos a eles. Esse é um dia muito importante para nós recifenses e estou muito feliz em ver as pessoas aqui, curtindo o espaço público, fomentando o que a gente acredita, que é um cidadão que curte, ama e preserva sua cidade", destacou o prefeito Geraldo Julio.

A festa teve início às 17h e contou com apresentações do Maracatu de Baque Solto Piaba de Ouro, do Maracatu de Baque Virado Estrela Brilhante e do Cavalo Marinho Boi Matuto do Mestre Salustiano. Os Maracatus e o Cavalo Marinho são expressões culturais que receberam do IPHAN, em dezembro do ano passado, o título de Patrimônio Cultural Imaterial. Já outro ritmo genuinamente pernambucano, o Frevo, que é Patrimônio Cultural da Humanidade, reconhecido pela Unesco desde 2012, também marcou presença com a apresentação da Orquestra Majestade do Frevo com os Passistas Campeões do Carnaval 2015.

Para adoçar a noite, três mil porções individuais de bolo com cobertura de brigadeiro e recheio prestígio foram distribuídas entre os presentes. Centenas de pessoas divididas em duas filas esperavam desde cedo para provar do tradicional bolo de aniversário da cidade. Sandra Helena foi a primeira de uma das filas e falou que não perderia o lugar por nada. "Todos os anos venho aqui ver a comemoração. Adoro morar nesta cidade, sou muito feliz por viver aqui. E cheguei aqui cedinho, estou desde às 16h30 esperando cantar parabéns junto com todo mundo e comer meu pedaço. Não saio daqui por nada, fico na festa até a hora que rolar", falou a aposentada que estava animada enquanto aguardava o corte oficial.

Comprovando que o Recife é mesmo a cidade de todos os ritmos, a Escola campeã Gigantes do Samba também participou do aniversário. A escola de Água Fria, que foi em 2015 a Campeã do Concurso Carnavalesco pela oitava vez consecutiva, garantiu a animação dos recifenses que encheram as ruas do Arsenal para prestigiar a festa. Fechando a noite, o cantor Lenine, com três décadas de uma carreira de sucesso, também subiu ao palco para presentear o Recife no seu aniversário.