NOTÍCIAS

Cultura | 13.03.15 - 17h32

Murillo La Greca realiza nova edição do Mercado das Pulgas neste domingo

Reabertura da mostra sobre Murillo La Greca e arrecadação de donativos para a instituição Sempre Viva que trabalha com soropositivos são algumas das atividades.

Que tal passar o domingo fazendo um piquenique num museu e, ainda por cima, ter a oportunidade de curtir diversas atividades num só local? Pois esta é a proposta para este domingo (15) no Museu Murillo La Greca, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, que funciona no bairro do Parnamirim. O espaço vai estar aberto à visitação pública no horário das 14h às 17h, com entrada franca, para mais uma edição do “O Mercado das Pulgas”, além de reabrir a exposição sobre o artista Murillo La Greca.

A expressão “mercado de pulgas” é usada para descrever um local onde diversos vendedores se reúnem para comercializar bens antigos, usados e outras mercadorias, inclusive fabricação artesanal. No caso do “Mercado” realizado no Murillo La Greca ele funciona como um misto de bazar com feira de troca, deixando livre para que os visitantes tragam objetos, dos quais, queiram desfazer-se, seja trocando-os por outros ou vendendo-os para pessoas interessadas.

O público terá ainda à sua disposição a “Wrap’n’drink” no jardim do Museu. Porém, aqueles que quiserem levar seu próprio alimento, para consumo pessoal, no intuito de realizarem piqueniques no jardim do Museu poderão fazê-lo.

Exposição – Um acervo com obras de arte produzidas pelo patrono do museu, Murillo La Greca, vão estar em exposição para os visitantes. São ao todo 1.400 desenhos, com técnicas de fusain, crayon, pastel e sanguínea, o museu ainda possui discos, livros e mobiliários expostos em caráter de longa duração em quatro das oito salas de exposição. Há também 160 pinturas, entre paisagens, retratos impressionistas e cartas, trocadas com Portinari e Giacometti. Todo o material foi doado pelo pintor à Prefeitura do Recife.

Donativos – Durante a visita deste domingo serão recolhidos donativos para a ONG Sempre Viva, que ajuda mães e filhos soropositivos. O quartel-general da Sempre Viva, no bairro de Dois Unidos, no Recife, serve como local de hospedagem para estes pacientes que vêm do Interior fazer acompanhamento médico na capital e não têm onde ficar. É lá também que elas recebem informações sobre prevenção e participam de discussões sobre cidadania. As doações servirão pra ajudar a manter a ONG.

O que Restou – Você tem algum objeto de valor afetivo que gostaria de compartilhar com outras pessoas, contando a história que o liga a ele? Pois no domingo, durante o “Mercado” realizado no Museu Murillo La Greca, será destinado um espaço para as pessoas que quiserem “expor” sua história. Os objetos ficarão expostos durante todo o evento, numa mostra chamada “O que Restou”. Para isso basta levar um pequeno texto contando a narrativa, para que seja impresso e colocado como descrição da obra. Esta mostra durará apenas a duração do Mercado das Pulgas, sendo desmontada no final.

Serviço:
Mercado das Pulgas e reabertura da exposição sobre o pintor Murillo La Greca
Quando: domingo, 15 de março
Horário: das 14h às 17h
Onde: Museu Murillo La Greca, Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim, Recife.
Informações: 3355.3126
Entrada Franca.