NOTÍCIAS

Cultura | 13.03.15 - 11h33

Recife de Coração nos Bairros completa um ano chegando ao Cordeiro

Em sua décima edição, o projeto estreia parceria com a ONG Cores do Amanhã
para capacitar jovens em arte urbana e pintar murais em cada comunidade contemplada

O Recife de Coração nos Bairros está de volta. Neste domingo, a décima edição do projeto, que leva música, serviços de saúde e brincadeiras para a criançada, chega ao bairro do Cordeiro, na zona oeste da cidade. E vem com novidade.

A partir de agora, a Secretaria de Turismo e Lazer amplia a parceria com a ONG Cores do Amanhã, que já executa as ações do Colorindo o Recife, para realizar capacitações de arte urbana com jovens e adultos das comunidades contempladas pelo projeto que convida os recifenses a ocupar as ruas e espaços públicos do bairro onde vivem.

"A intenção é que essas oficinas, que acontecerão sempre durante a programação do Recife de Coração nos Bairros, culminem na realização de uma obra que possa ficar como legado para a comunidade", explica o secretário Camilo Simões. Nesta edição, no Cordeiro, o resultado da oficina será um painel de 50 metros, que será pintado, a partir das 9h, no muro entre a Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus e o Parque Arraial Novo do Bom Jesus.

A partir das 10h, o projeto, que será realizado no Parque Arraial Novo do Bom Jesus, na Avenida Forte, contará ainda com quatro polos de animação: um cultural, um esportivo, um infantil e um de serviços, que vão funcionar até as 17h.

Entre as atividades esportivas oferecidas, estarão: futebol, vôlei, handebol, badminton, e slackline (uma espécie de corda bamba), além de rampas de skate. Para a criançada, vai ter pula-pula, piscina de bola, cama elástica, tobogã, campeonato de jogos de tabuleiro e espetáculo/oficina de magia, além de atividades de incentivo à leitura e com recreadores.

Das atrações culturais do bairro e arredores que subirão ao palco do projeto, destacam-se: o forró pé de serra de Otto Lisboa, a swingueira da banda Parada de Ghetto, além de Moderna Drag, Ninja MC, Grupo Amizade S/A, Palhaço Pipoquinha, Bloco Lírico com Você no Coração e Maracatu Cruzeiro do Forte.

No polo de serviços, vai ter central de saúde com aferição de pressão e mamografia (para mulheres com 50 a 69 anos portando cartão do SUS, RG e comprovante de residência). Além disso, serão realizadas campanhas de incentivo à escovação bucal e de combate à violência contra a mulher e às doenças sexualmente transmissíveis, com distribuição de preservativos.

Também serão distribuídos para os moradores do Cordeiro panfletos de combate à dengue e Chikungunya, além de pastilhas de hipoclorito, que devem ser usadas para evitar o mosquito transmissor dessas duas doenças. O polo oferecerá ainda o serviço de emissão de carteiras de trabalho e fará distribuição de mudas de plantas.

RETROSPECTIVA
O Recife de Coração nos Bairros foi criado para replicar o sucesso do Recife Antigo de Coração em todas as RPAs da cidade. Desde sua estreia, em março do ano passado, já contemplou os bairros da Várzea, Santo Amaro, Vasco da Gama, Jardim São Paulo, Guabiraba, Hipódromo, Brasília Teimosa e Joana Bezerra.


Serviço

Polo Cultural
Otto Lisboa - 10h às 10h50
Parada de Ghetto - 11h às 11h50
Moderna Drag - a partir das 12h
Nija MC - a partir das 12h
Grupo Amizade - a partir das 12h
Palhaço Pipoquinha
Bloco lírico Com Você no Coração
Maracatu Cruzeiro do Forte
Feira de artesanato - 10h às 17h


Polo Infantil (das 10h às 17h)
Pula-pula
Cama elástica
Tobogã
Jogos de tabuleiro

Polo Esportivo (das 10h às 17h)
Slackline
Vôlei
Badminton
Futebol de barrinha
Rampa de skate

Polo de serviços (das 10h às 17h)
Central de Saúde
Vigilância Ambiental
Saúde da Mulher
Saúde Mental
Central da Mulher: Campanha contra violência
Central do Cidadão