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Cultura | 13.03.15 - 09h45

Recife recebe os parabéns de alunos da Rede Municipal

Em encontro no Marco Zero, cerca de 400 estudantes presentearam a cidade com trabalhos e apresentações artísticas inspiradas na beleza e na história da capital pernambucana. (Foto: Inaldo Lins/ PCR)



Cerca de 400 alunos da Rede Municipal de Ensino prestaram homenagens ao Recife nesta quinta-feira (12), dia em que a cidade completa 478 anos. Em encontro no Marco Zero, estudantes de dez escolas municipais expuseram trabalhos realizados com inspiração na memória e na cultura recifenses. O evento faz parte das atividades do Projeto Recife de Todas as Cores, que promove aulas-passeio por vários pontos históricos da cidade, num movimento de redescoberta da importância histórica, geográfica e cultural da capital pernambucana. A iniciativa é promovida pelo Núcleo de Ações Culturais (NAC) da Secretaria Municipal de Educação desde fevereiro.

Nesta quinta, o frevo, a ciranda e o repente deram uma aula sobre a Veneza brasileira. Através de uma encenação artística rimada, o grupo de teatro e contação de histórias do NAC fez a alegria da garotada, que se divertia enquanto assistia à apresentação de contos da tradição local, narrados ao som do pandeiro e do repente. O Recife também teve direito a uma salva de palmas e a vários parabéns, cantados e dançados ao ritmo do frevo e da ciranda. Por meio de cartazes, estandartes e poemas, os estudantes também puderam demonstrar seu amor pela capital pernambucana.

O secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, prestigiou o evento e destacou a importância da ação. "Essa iniciativa nos permite destacar a relevância desta data. Recife é uma das cidades mais velhas do País e ainda ocupa o posto de capital mais antiga. É por meio de ações como estas que podemos conscientizar as crianças da dimensão de toda essa história. Uma comprovação de que as atividades deram resultado foram os belos trabalhos apresentados pelos alunos hoje", avaliou.

Para Maria de Fátima, professora do 3º ano da Escola Municipal Célia Arraes, o projeto representou um verdadeiro impulso para as aulas. "As visitas são meios muito eficazes de fazer a criança ter uma vivência da história e assim se apropriar mais profundamente dos conteúdos, da realidade e da própria história da cidade. Nós passamos slides e vídeos dos lugares que iríamos visitar e, no local, eles já conseguiram fazer a ligação com o que aprenderam em sala de aula", relatou a docentes. O roteiro dos passeios inclui a Rua do Bom Jesus, a Sinagoga Kahal Zur Israel, a Torre Malakoff, o Teatro Santa Isabel, Paço do Frevo, Museu Cais do Sertão e vários outros pontos característicos da cidade.

Para uma das alunas da Escola Célia Arraes, Williane Leite, de 8 anos, os passeios foram momentos de descobertas. "Não sabia que a cidade era tão grande. Eu não conhecia muitas coisas e agora eu percebi como é importante estudar o passado de onde você mora", contou.