Preservação ambiental ganha destaque na 2ª edição do projeto Estudante Protagonista do Mês
A Creche Municipal Zacarias do Rêgo Maciel, no Alto Santa Terezinha, foi palco, nesta sexta (11), para a edição de março do projeto Estudante Protagonista do Mês. Alunos de diversas unidades de ensino apresentaram trabalhos sobre a preservação do meio ambiente, incluindo vídeo, maquete, mostra fotográfica e peça teatral. No final, houve corte de bolo em homenagem aos 479 anos do Recife, comemorados neste sábado (12). O projeto busca evidenciar trabalhos produzidos pelos alunos da rede municipal de ensino do Recife, sensibilizando outros estudantes a tornarem-se cidadãos conscientes
As discussões do projeto Estudante Protagonista do Mês estão associadas ao tema do ano letivo da rede municipal: "Educação e protagonismo: estudantes pesquisadores e atores ativos na construção do saber". Diversos assuntos estão sendo trabalhados de forma interdisciplinar a cada mês, como bullying e combate ao mosquito Aedes aegypti. "Quando o estudante passa a ser protagonista e pesquisador, tem a chance de aprender e se desenvolver muito mais. Alunos, professores e gestores estão de parabéns pela qualidade dos trabalhos", afirmou o secretário municipal de Educação, Jorge Vieira. O tema de março foi “Recife, a Veneza Brasileira – Como fazer para não desperdiçar suas águas?”
A equipe do estudante Fábio Freitas, do 8º ano da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Nadir Colaço, expôs o trabalho científico: “Educação socioambiental no Açude de Apipucos”. Eles recolheram amostras da água, em dois pontos, para serem analisadas pela Fundação Nacional de Saúde, conversaram com pescadores e fizeram exposição fotográfica sobre o açude. "É um recurso hídrico muito importante para a região. Constatamos a presença de baronesas, plantas que indicam a existência de poluição, além de lixo que os moradores jogam ", explicou Fábio.
Alunos do Grupo V da Creche Zacarias do Rêgo Maciel se "vestiram" como o Rio Capibaribe e elaboraram uma maquete, com barco, árvores, prédios e pontes, para demonstrar sua importância para a cidade. "Não pode jogar lixo no rio e é preciso desligar a torneira na hora de escovar os dentes", explicou o pequeno Pedro Luiz, integrante da equipe. Por sua vez, os estudantes da Escola Municipal Professor João Batista Lippo Neto fizeram peça teatral, em formato de cordel, com o tema “Capibaribe e Mangueirinha: Nossos rios não são lixeiras!”. Para Kevin Bruno Santos Torres, do 5º Ano B, "a água é um bem precioso e temos que evitar o desperdício, porque ela pode acabar".
VENEZA BRASILEIRA - Por fim, os alunos da EMTI Pedro Augusto apresentaram a mostra fotográfica "Recife Veneza Brasileira – olhares sob a paisagem líquida” e um vídeo sobre o Capibaribe. "Este mês, estamos realizando um projeto com o tema 'Recife, Veneza Brasileira' e uma das etapas foi esse vídeo, que tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de preservar o rio", explica a aluna Maria Clara. A equipe do Centro de Tecnologia em Educação e Cidadania (Cetec) participou da produção.