Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Administração | 13.03.18 - 14h45

Servidores iniciam 9ª turma do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA)

img_alt

Dividido em sete módulos, a ação da Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas da PCR oferece oportunidade para discussão e debate sobre a aposentadoria (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

Cerca de 30 servidores municipais iniciaram, nesta terça-feira (13), a 9ª turma do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), oferecido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas. Durante sete encontros quinzenais, sempre às terças-feiras, os servidores terão a oportunidade de discutir e debater assuntos relevantes para essa nova etapa da vida, como qualidade de vida e envelhecimento saudável, legislação previdenciária, empreendedorismo e gestão financeira, entre outros. As reuniões acontecem no auditório Capiba, que fica no 15º andar do edifício sede, no Cais do Apolo.

Nesse primeiro módulo foi apresentado o tema “Desmistificando a aposentadoria”, que teve como palestrante a assistente social Juraci Gutierres, especializada em gerontologia. De forma dinâmica e sempre interagindo com os participantes, ela falou sobre a importância da aprendizagem continuada, do engajamento social e intelectual e da manutenção de hábitos saudáveis como pilares para  a conquista de um envelhecimento ativo e feliz. “O bem-estar completo não se resume a evitar doenças. É preciso estar aberto aos novos desafios e sempre motivado para aprender cada vez mais”, disse, lembrando que a aposentadoria é uma nova e importante etapa da vida.

De acordo com a coordenadora do PPA, Luciana Nery, outros temas essenciais serão discutidos durante os sete encontros do curso, incluindo “envelhecimento saudável e qualidade de vida”, “Política municipal do idoso” e “Legislação previdenciária”. Em sua opinião, o PPA tem se mostrado um sucesso. “Acho que é uma iniciativa positiva que vem motivando e conquistando cada vez mais servidores desde sua criação, em 2015”, ressaltou.

A servidora da Secretaria de Saúde do Recife Vicentina Barbosa endossa as palavras de Nery e considera o PPA uma iniciativa excelente. “Esse programa trouxe um olhar diferente, possibilitando que o futuro aposentado receba noções importantes sobre como planejar e aproveitar melhor essa nova fase da vida, que passa a ser  vista como um recomeço e não um fim”, frisou, lembrando que pretende trabalhar mais um pouco antes de se aposentar.

Com a aposentadoria planejada para este ano, o funcionário da Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas Eginaldo de Oliveira Jordão também elogiou o PPA. “Hoje é só o primeiro dia, mas já dá para sentir que é uma iniciativa séria, voltada para o bem-estar do servidor”, frisou Eginaldo, que é biólogo de formação e pretende deixar a ativa para se dedicar à agricultura e à criação de animais em uma granja de sua propriedade.    

SAIBA MAIS -  O PPA realiza uma média de três turmas por ano. Os interessados podem conhecer o programa ligando para 3355-8426 ou 3355-8201. Cerca de 200 servidores já foram capacitados em mais de dois anos de funcionamento do programa. Os encontros são quinzenais, às terças-feiras, das 8h às 12h, no auditório Capiba, do edifício sede da Prefeitura do Recife.