Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 13.03.20 - 11h57

Crianças plantam árvores em comemoração ao Aniversário do Recife

img_alt

Ao todo, 483 árvores serão plantadas em diversos pontos da cidade para celebrar a data e deixar a capital pernambucana mais verde e resiliente (Foto: Cortesia)

 

O Recife ganha 483 novas árvores. O número de mudas é alusiva à idade que a cidade completou nessa quinta-feira (12). Espécies nativas da Mata Atlântica e de paisagismo serão plantadas pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), no decorrer deste mês para celebrar o aniversário da capital pernambucana.  O primeiro local que recebeu a ação foi a Creche Municipal Darcy Ribeiro, no Cordeiro. O plantio contou com a participação de professores, funcionários e de mais 30 crianças, com idades entre 1 e 3 anos, que foram os protagonistas desta celebração. 

“Estamos com um projeto de trabalhar mudanças climáticas na creche e, ao mesmo tempo, tornar o ambiente do parque mais aconchegante, reforçando o contato com a natureza e o cuidado com as plantas. Esse plantio foi super importante para  darmos continuidade a esse projeto, inserindo o plantio e o cuidado com as mudas na rotina das crianças”, disse Taciana Cavalcanti, coordenadora pedagógica da Creche Municipal Darcy Ribeiro.

Durante toda a manhã, os pequenos aprenderam sobre educação ambiental, a importância das árvores e como fazer o plantio. Todas as dicas foram repassadas pelos técnicos de arborização da SMAS, Alessandra Carvalho e Heliandro Silva. A ação contou com a presença do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho. “A ideia é que as crianças e a comunidade, ao verem as árvores, sempre lembrem que é o mês de aniversário da nossa cidade.Tudo serve de exemplo, primeiro por serem crianças plantando, segundo porque faz parte da educação ambiental, uma das preocupações do prefeito Geraldo Julio junto às mudanças climáticas. Dividir esse momento com toda a criançada torna tudo ainda mais especial”, esclarece o secretário José Neves.

Em 2019 a capital pernambucana ficou mais arborizada. A Prefeitura do Recife, através da SMAS, investiu na ampliação de áreas verdes na cidade e, somente em 2019, 11.051 mudas foram plantadas. O número inclui ações como a Maratona Verde - que plantou  10 mil árvores em apenas uma semana - e projetos específicos lançados pela pasta, como o Bora Plantar?. Entre os anos de 2013 e 2018 foram plantadas 56.624 árvores, prioritariamente nativas da Mata Atlântica, com isso, o Recife conta hoje com mais de 261.313,00 árvores espalhadas pela cidade.