Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 13.03.20 - 11h59

CTTU monta esquemas de trânsito para eventos neste fim de semana

 
Operações de trânsito foram montadas para monitorar as partidas de futebol nos bairros do Aflitos e Arruda, além de uma caminhada no bairro de Beberibe
 

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) preparou esquemas especiais de trânsito para as programações deste final de semana, que envolvem jogos de futebol e uma passeata. Ao todo, cerca de 45  profissionais, entre agentes e orientadores de trânsito, estarão nas ruas acompanhando os eventos para garantir a mobilidade e a segurança viária nos locais. Além disso, a Central de Operações de Trânsito (COT) estará de plantão por 24h monitorando o fluxo de veículos nos principais corredores viários da cidade. Confira:

No sábado (14), às 18h, acontecerá o jogo entre Náutico x Fortaleza, no bairro dos Aflitos. A operação terá início às 15h e será montada no entorno do Estádio Eládio de Barros Carvalho com o objetivo de garantir o deslocamento seguro dos pedestres, assim como a fluidez do tráfego. Uma equipe da CTTU irá monitorar as imediações do estádio até a dispersão total do público, prevista para acontecer por volta das 21h. Inicialmente, as ruas da Angustura e Manuel de Carvalho ficarão interditadas para a circulação de veículos e apenas moradores terão acesso ao local pela Rua Padre Silvino Guedes. A depender da movimentação dos torcedores, a Avenida Conselheiro Rosa e Silva será interditada no trecho entre a Rua Conselheiro Portela até Av. Santos Dumont e, neste caso, o fluxo de veículos da Av. Rosa e Silva será desviado pela Rua Senador Alberto Paiva.

Já no domingo (15), a partida será entre Santa Cruz x Decisão, no bairro do Arruda, às 16h. As operações de interdição e monitoramento da área terão início às 13h e vão contar com uma equipe de agentes de trânsito, dispostos em pontos fixos ou em motos e viaturas. A CTTU fará interdições nas principais vias de acesso ao estádio, como a Rua das Moças, a Avenida Professor José dos Anjos, no trecho compreendido entre a Rua Petronila Botelho e a Avenida Beberibe. O monitoramento tem como objetivo garantir mais segurança no deslocamento dos pedestres, viabilizar o tráfego na localidade e facilitar a chegada dos torcedores ao estádio. Também serão montados pontos de monitoramento nas vias do entorno do estádio e, em caso de necessidade, os agentes de trânsito poderão ampliar os bloqueios na região. A ação deve acontecer até as 19h, horário previsto para a dispersão total do público.

Haverá, ainda, uma caminhada no domingo (15), com o tema "Os Funkeiros Pede Paz em Defesa das Mulheres", no bairro de Beberibe, às 15h. O público sairá da Praça da Convenção de Beberibe, até o Antigo Terraço, na Avenida Cidade de Monteiro, no bairro do Fundão. Agentes de trânsito estarão no apoio fazendo bloqueios itinerantes, aqueles que são feitos e desfeitos de acordo com a passagem das pessoas. A operação será feita até a dispersão total do público, prevista para 17h.

ORIENTAÇÕES - A CTTU aconselha o cidadão a chegar cedo aos eventos para evitar retenções e corre-corre. Os condutores também devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Já o motorista, este pode receber multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH).

NOVO CORONAVÍRUS - A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife vem intensificando as orientações para evitar a contaminação ou transmissão de qualquer tipo de infecção respiratória, incluindo o novo coronavírus. As medidas de prevenção incluem a lavagem frequente das mãos com água e sabão, por pelo menos 20 segundos, ou higienização com álcool em gel. Ainda é necessário cobrir o rosto ao tossir ou espirrar, utilizando lenços descartáveis ou protegendo com o ombro/antebraço. Também deve-se evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos sujas, além de evitar contato com pessoas doentes e grandes aglomerações. As pessoas só devem procurar as unidades de saúde ao apresentarem sintomas, e o uso de máscaras só deve ser adotado caso o paciente seja orientado por algum profissional de saúde.