Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 13.03.20 - 19h45

Minicursos do programa Chegando Junto chegam à marca de 1100 recifenses formados

img_alt

Na tarde desta sexta (13), mais 161 pessoas receberam os kits com os materiais de trabalho e os certificados de conclusão, que já os habilitam para trabalhar e empreender (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Lançados em junho do ano passado, os minicursos de qualificação profissional do programa Chegando Junto, da Prefeitura do Recife, chegaram à marca de 1.100 pessoas formadas na cidade. Na tarde desta sexta-feira (13), mais 161 recifenses receberam os kits com os materiais de trabalho e os certificados de conclusão, que já os habilitam para trabalhar e empreender. A novidade é que, pela primeira vez, foram também oferecidos minicursos de Design de Sobrancelhas e Pintura Predial, além dos que já vinham acontecendo desde o ano passado: Manutenção de Bicicleta; Manicure e Pedicure; Corte de Cabelo Masculino; e Bijuteria Artesanal.

Um dos locais beneficiados foi a comunidade Rio Azul, em Boa Viagem, onde 45 moradores concluíram os minicursos de Design de Sobrancelhas e Manutenção de Bicicleta. O ato de entrega aconteceu na sede do projeto social Mulheres Proativas. “O prefeito Geraldo Julio decidiu levar a qualificação profissional para mais perto da população. Os minicursos têm carga de 40h e, no final, todos recebem um kit com o material necessário para o trabalho. O projeto está dando ótimos resultados e permitindo que as pessoas gerem sua própria renda”, explica a gerente-geral de Trabalho da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE), Cristiane Guedes.

“Pretendo trabalhar na minha igreja, atendendo as mulheres que não podem pagar para se embelezar, e também aumentar minha renda prestando serviços na vizinhança”, destaca Bárbara Maria de Souza Oliveira, concluinte do minicurso de Design de Sobrancelhas. Ela já tem formação nas áreas de cabelo e tintura, e pretende ainda se especializar em henna e pigmentação. Uma das coordenadoras do projeto social Mulheres Proativas, Cícera Vasconcelos, elogiou a iniciativa. “Foi muito bom ter esse curso aqui, na nossa comunidade. Estamos de portas totalmente abertas para novas parcerias com a Prefeitura do Recife”, afirma.

INICIATIVA - O Chegando Junto é um programa da Prefeitura do Recife que tem o objetivo de reduzir a pobreza e a desigualdade social e inclui, além dos minicursos, ações como o sorteio de bicicletas e smartphones com pacote de dados para que os beneficiados prestem serviços para aplicativos de entrega a domicílio; os mutirões de saúde; os Espaços de Convivência Pertencer, as Frentes de Trabalho Miguel Arraes, que ofertam postos de trabalho nas escolas e unidades de saúde municipais; a construção de restaurantes populares e abrigos noturnos; e o projeto Gera Cidadania, que vai oferecer oficinas pedagógicas e artísticas para crianças, adolescentes e jovens.