NOTÍCIAS

Saúde | 13.03.20 - 23h50

O Comitê Municipal de Resposta Rápida do Recife - COVID 19, com objetivo de informar a população, apresenta esclarecimentos

O Comitê Municipal de Resposta Rápida do Recife - COVID 19, com objetivo de informar a população, apresenta os seguintes esclarecimentos:

São Paulo e Rio de Janeiro estão tomando medidas restritivas mais rigorosas do que o restante do Brasil em razão de terem entrado hoje no estágio de transmissão comunitária.

Quando uma nova doença transmissível surge numa localidade, o primeiro estágio é ter casos suspeitos. O segundo estágio é ter caso confirmado importado, que deve ser isolado e a presença do vírus fica rastreada. O terceiro estágio é transmissão local, quando alguém que não viajou contrai o vírus de algum paciente confirmado que veio de viagem. O quarto estágio é a transmissão comunitária (situação de São Paulo e Rio de Janeiro), quando aparece algum caso confirmado sem que se identifique a origem da contaminação.

Pernambuco tem dois casos confirmados importados da Itália e que estão isolados. As medidas restritivas são diferentes da situação de SP e RJ.

Importante registrar que fechar escolas, comércio, serviços, circulação de pessoas nas ruas trazem um conjunto de consequências sócio-econômicas de grande impacto e devem ser adotadas em estágio de transmissão  comunitária e por recomendação técnica especializada.

Além de consequências sócio-econômicas, as medidas implantadas em momento inadequado não são eficazes para contenção da disseminação do vírus e ainda podem abalar a credibilidade das medidas sanitárias para  o momento em que elas realmente sejam necessárias.

A Prefeitura do Recife criou, em 28 de janeiro, o Comitê Municipal de Resposta Rápida e iniciou o Plano Municipal de Contingência que já realizou 19 ações e hoje anunciou o início de mais 29 ações. O monitoramento está sendo feito de maneira permanente e todos os dias novas ações serão anunciadas. Cada ação será iniciada no momento adequado, o que avaliado diariamente, sempre de acordo com as melhores evidências científicas.