Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 13.03.22 - 11h07

Compaz Governador Eduardo Campos ganhou, neste sábado, 12, primeira Bebeteca da rede de Bibliotecas pela Paz

img_alt

Primeira Infância é tema prioritário na gestão, que vem ampliando a rede de acolhimento e espaços voltados para os pequenos cidadãos entre 0 e 6 anos, período considerado essencial para o pleno desenvolvimento das crianças. Iniciativa marca aniversário do equipamento e também da cidade do Recife (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

Na manhã deste sábado, o prefeito João Campos esteve no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, para celebrar o sexto aniversário do equipamento e, como parte das comemorações pelos 485 anos do Recife, inaugurou a primeira Bebeteca da Rede de Bibliotecas pela Paz. O espaço, totalmente dedicado à primeira infância e concretizado através de parceria com a Fundação Bernard Van Leer, vai acolher as famílias e suas crianças, propiciando momentos de interação. Enquanto as crianças exploram o ambiente intencionalmente planejado para exercitar sua criatividade e autonomia, os adultos têm a oportunidade de observar e acompanhar a experiência de atividades exploratórias da criança: o brincar.

 

O espaço para a primeira infância no ambiente da biblioteca aproxima criança e família do universo da leitura, literatura e conhecimento. “É muito importante ampliar cada vez mais a rede para acolher os nossos pequenos cidadãos. A Primeira Infância é prioridade na gestão para o brincar, direito da criança para garantir seu desenvolvimento infantil integral. Apenas em um ano de gestão já entregamos para  a cidade espaços pensados para as crianças dessa faixa etária como a praça da Árvore, que fica aqui no próprio Compaz, um espaço dedicado a elas no Parque das Graças, além do Primeiro Centro de Referência da Primeira Infância, que fica no Compaz MIguel Arraes. Dessa forma a gente garante que as crianças escrevam o futuro da própria cidade”, finaliza o prefeito.



O mobiliário, montado dentro da Biblioteca Afrânio Godoy, foi integralmente doado pela Fundação Bernard Van Leer. A estrutura será replicada nas Bibliotecas Jornalista Carlos Percol (Compaz Escritor Ariano Suassuna), no Cordeiro, e Clarice Lispector (Compaz Dom Hélder Câmara), no Coque. É um um grande ganho para as comunidades onde estão inseridas, pois a primeira infância é o período de maior transformação ao longo da vida. Experiências, descobertas e afeto são elementos essenciais que também acompanharão os pequenos cidadãos ao longo dos anos.

 

E para marcar o aniversário do próprio Compaz, a comunidade pôde desfrutar de muita contação de história com Ilana Ventura, apresentação de balé com a Orquestra Anjo Luz, concerto-aula com o grupo da Bomba do Hemetério, Trombomba, mágico Rodrigo Lima, show da Fada Magrinha, oficina de musicalização infantil com Tio Bruninho, torneio de Judô e de uma Roda de Diálogo sobre Cidades.

 

Compaz Governador Eduardo Campos

Inaugurado em 12 de março de 2016 o Compaz Eduardo Campos celebra a vida, a obra e o legado do inesquecível Governador que transformou tantas vidas em Pernambuco e que foi decisivo na estruturação das condições políticas, econômicas e sociais para a criação da política pública de segurança no Estado que inspirou o Recife a seguir no mesmo trilho. 

 

Essa “Fábrica de Cidadania” está cravada no centro do Alto Santa Terezinha e trouxe imensuráveis benefícios para toda a comunidade através de um projeto que reúne estética e ética. Está construído em uma área de 2.957,09 m² e dispõe de 5.302,83 m² de área construída.

 

O Compaz é a principal iniciativa no campo da segurança cidadã na paisagem do Recife, trata-se de um centro de convivência cidadã com proposta político-pedagógica ancorada na doutrina da cultura de paz como instrumento para prevenir à violência e propor outras sociabilidades. Em 2019 foi reconhecido pela Oxfam com o prêmio Cidades Sustentáveis, como o projeto que representou a melhor estratégia de redução de desigualdade no Brasil.