Secretaria-executiva de Inovação Urbana

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 13.03.22 - 11h10

Mais Vida nos Morros promove o primeiro mutirão no Alto Nossa Sra. de Fátima

img_alt

Com a participação de voluntários, a ação da Prefeitura do Recife promoveu a pintura de 60 casas, e a criação do primeiro mural de arte urbana na área de atuação do programa. Prefeito João Campos participou das ações na manhã deste sábado (12), aniversário do Recife (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

O Mais Vida nos Morros, programa da Prefeitura do Recife, realizou o primeiro mutirão no Alto Nossa Sra. de Fátima, no bairro do Vasco da Gama, neste sábado (12), data do aniversário da cidade do Recife. A ação envolveu o início da pintura de 60 casas na comunidade - um momento importante do engajamento comunitário, com apoio das Tintas Coral. A iniciativa também contou com a ajuda do Voluntariado Mais Vida, a criação do primeiro mural de arte urbana na área de atuação do programa e o Parquinho da Vacina, promovido pela Secretaria de Saúde, que funcionou na Escola Municipal Otávio de Meira Lins, próximo ao local das intervenções, para vacinar crianças entre 5 e 11 anos contra a covid-19. O prefeito do Recife João Campos acompanhou as atividades de perto na manhã deste sábado (12).

 

“Pessoal, eu estou aqui com Marcos Toscano que coordena o Mais Vida nos Morros. Aqui onde estamos, os moradores fazem um cadastro e vêm escolher as tintas com as quais querem pintar suas casas. O Mais Vida nos Morros vai além da pintura das casas, tem ações de infraestrutura como requalificação de escadarias, colocação de corrimão, obras da Defesa Civil e do Parceria. Uma série grande de serviços que a gente está fazendo aqui e vai levar para tantos outros locais do Recife”, explicou João Campos na ocasião.

 

“Aqui também está tendo o Parquinho da Vacina, uma ação cultural junto com o Espaço Cultural Samba Coco e a gente também está engajando os moradores para conhecerem as ações da Prefeitura e o programa Mais Vida nos Morros, convidando todo mundo para estar com a gente hoje aqui, colorindo o Alto Nossa Senhora de Fátima”, comentou o secretário-executivo de Inovação Urbana, Marcos Toscano.

 

Logo cedo, os artistas da equipe da Secretaria Executiva de Inovação Urbana deram o pontapé inicial na arte urbana da área de intervenção no Alto Nossa Senhora de Fátima, com um primeiro mural, no Espaço Cultural Samba Coco. Mais uma vez, o programa abriu a oportunidade para a sociedade civil participar da ação “Mão na Massa” para ajudar a mudar a cara de uma comunidade, sendo que dessa vez, o Voluntariado Mais Vida auxiliou na pintura das casas junto com os moradores. 

 

O Alto Nossa Senhora de Fátima, situado na RPA-3, está recebendo o programa Mais Vida nos Morros no perímetro que abrange a Rua José Rebouças e a escadaria da Rua Antônio Pinto Lapa, que dispõe de equipamentos públicos e culturais como a Escola Municipal Otávio Meira Lins, o Espaço Cultural Samba Coco e o Espaço Cultural Bar Cantinho do Axé. A área já recebeu ações de drenagem, pavimentação e corrimão no acesso da Rua Antônio Pinto Lapa, bem como a contenção de uma barreira, drenagem e abertura de canaleta através do Programa Parceria. Novos mobiliários urbanos para espera e humanização dos espaços foram instalados em frente à escola municipal e foi feita a eliminação de três pontos críticos de lixo, além de conscientização ambiental, em parceria com os moradores, através do programa Tá Aprumado. 

 

A cuidadora Érica Barbosa, 33 anos, foi uma das voluntárias do Mais Vidas nos Morros neste sábado. Ela mora na localidade desde que nasceu e está feliz com as mudanças proporcionadas pelo programa: "o mutirão aqui está perfeito, top, muito bom. Todos estão botando a mão na massa, show de bola. Os cadastros foram feitos nas nossas casas, a gente se deslocou só para ir aqui perto escolher as tintas para as nossas casas", comemorou.

 

Com base na escuta dos desejos e sonhos da comunidade, a metodologia do programa envolve oficinas a fim de promover o engajamento comunitário, a cidadania ativa e levar conhecimento para a população. O Mais Vida nos Morros já realizou duas oficinas de cocriação a fim de conhecer, escutar e pensar junto com os moradores intervenções para promover melhorias para a comunidade; uma oficina “O Frevo não convida, arrasta”, com o professor José Valdomiro, para as crianças da comunidade, através de uma parceria com a Secretaria de Cultura; uma oficina de Arte e Reciclagem, ministrada pela artista Jouse Barata, que ensinou a como elaborar objetos de decoração através da reciclagem; e uma oficina de Turbante, ministrada por Anaxé Gomes, em parceria com a Secretaria da Mulher. 

 

PARQUINHO DA VACINA - Ainda no Vasco da Gama, a população contou com o Parquinho da Vacina, promovido pela Secretaria de Saúde, que funcionou na Escola Municipal Otávio de Meira Lins, próximo ao local das intervenções, das 9h às 16h, para vacinar crianças entre 5 e 11 anos contra a covid-19. No Parquinho da Vacina, para receber a vacina, é necessário apresentar documento oficial da criança, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade, além de comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal. Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e, em caso de sua ausência, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.

 

MAIS VIDA NOS MORROS - Criado em 2016, o programa Mais Vida nos Morros é uma política pública de inovação e resiliência urbana que reinventa a cidade e combate a desigualdade socioespacial a partir da promoção do desenvolvimento sustentável, do protagonismo comunitário e da promoção de um espaço urbano melhor para as crianças, nas 545 comunidades de interesse social do Recife. Até dezembro de 2021, o programa já havia atendido 55 comunidades de interesse social do Recife, beneficiando diretamente mais de 54 mil habitantes. Muito além dos números, um dos seus principais resultados é a mudança que vem provocando na relação de crianças e adultos com os espaços urbanos e com o meio ambiente.