Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 13.03.23 - 12h30

Cadastro do PRODARTE passa a ser feito pelo portal Conecta Recife

O cadastro feito pelo Conecta Recife dará mais agilidade e organização às equipes responsáveis pelo programa, que é voltado para empreendedores e artesãos do Recife.

 

A partir desta segunda-feira (13.03), o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife - PRODARTE passa a contar com um sistema único online de cadastramento para empreendedores e artesãos. No portal de serviços da Prefeitura do Recife, o Conecta Recife, os interessados em ingressar no portfólio do programa passam a contar com um formulário simples e prático que confere a todos mais agilidade nos processos de avaliação e organização. O novo sistema foi elaborado pela Secretaria Executiva de Transformação Digital em conjunto com a Empresa Municipal de Informática (Emprel). O serviço pode ser acessado pelo https://conecta.recife.pe.gov.br/.

O formulário para o cadastramento de novos empreendedores e artesãos no PRODARTE está na barra de destaques da página do Conecta Recife. O programa existe desde 1987, é coordenado pela Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional e nasceu com o objetivo de  orientar e apoiar a produção artesanal, bem como facilitar o acesso a capacitações voltadas para a qualificação do trabalho desses artistas manuais. “Com o sistema online oferecido dentro do Conecta Recife, nossas equipes passam a analisar as documentações de maneira mais organizada, possibilitando a criação de um banco de dados importante para a gestão. Além disso, com o novo sistema, a tendência é que os retornos aos cadastrados aconteçam em intervalos de tempo menores”, explica Adynara Queiroz, secretária de Trabalho e Qualificação Profissional. 

O cadastro é o primeiro passo para a avaliação do empreendedor ou do artesão interessado em fazer parte do programa, que conta também com a organização de feiras espalhadas em todo Recife com calendário que acontece o ano inteiro. O segundo momento da avaliação é presencial, devendo os cadastrados apresentar seus produtos em dias e horas previamente agendados. Outro caminho para o cadastramento é acessando o aplicativo Conecta Recife, disponível gratuitamente para celulares que operam no sistema Android e iOS. 

Ao realizar o cadastro dentro do portal de serviços Conecta Recife, uma mensagem será enviada pelo WhatsApp oficial da Prefeitura do Recife (81 9 9117.1407) orientando cada uma das etapas. 

“O processo de transformação digital dentro da Prefeitura do Recife acontece em articulação com todas as Secretarias e órgãos municipais. O nosso objetivo é pensar de que maneira a tecnologia pode ser usada para facilitar a relação entre a gestão municipal com os seus mais de 500 serviços e a população. O sistema que criamos para o PRODARTE dentro do portal Conecta Recife é um exemplo de como uma iniciativa simples pode se tornar uma ferramenta potente de gestão, de organização e de agilidade no tempo de resposta ao cidadão”, explica Rafael Figueiredo, diretor de Tecnologia da Prefeitura do Recife.