Prefeitura do Recife debate acesso à Inteligência Artificial para mulheres
A “Imersão das Mulheres Recifenses na Inteligência Artificial (IA)” foi o tema de debate durante o Conecta Recife, evento que acontece pelo segundo ano consecutivo, na capital pernambucana. Participaram do painel a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, Isabella de Roldão, e a presidente da Asserpro PE/PB e conselheira do Porto Digital, Laís Xavier. A iniciativa fez parte das comemorações dos 488 anos da cidade, que foram celebrados na última quarta-feira (dia 12), no Mirante do Paço Alfândega.
Na capital da tecnologia e inovação digital, a inserção social com recorte de gênero no mercado de IA deu o tom do debate. Isabella de Roldão ressaltou que é compromisso da gestão municipal agregar inovação tecnológica ao conteúdo programático nos cursos oferecidos pelas Escolas Profissionalizantes do Recife e estimular a participação feminina nessa área. "Como agregar ferramentas digitais em um curso de Confeitaria, por exemplo, e fazer com que nossas alunas e também os alunos entendam a eficiência dessa tecnologia no impulsionamento dos seus negócios? Esse é um desafio que vamos enfrentar, mostrando, inclusive, as contribuições do universo digital para autonomia das mulheres", afirmou.
Também entrou em pauta o estigma enfrentado pelas mulheres de não serem consideradas profissionais "competentes" na área de exatas. "Temos uma reparação histórica a fazer, que é incluir, cada vez mais, as mulheres no ambiente tecnológico", concluiu a secretária.