João da Costa participa de abertura do Pernambuco no Clima
Durante o evento prévio ao Rio/Clima e Rio+20, o prefeito elencou as principais ações de governo para avançar no tema meio ambiente
O prefeito do Recife, João da Costa, participou na tarde desta sexta-feira (13) do Pernambuco no Clima, prévia do Rio/Clima – Climate Challenge (RCC), que acontece entre os dias 14 a 17 de junho, no Rio de Janeiro, e atuará como um evento paralelo à Rio+20. O evento aconteceu no Arcádia Boa Viagem e contou com a presença de diversas autoridades políticas e científicas que atuam no segmento. Dentre elas, o governador, Eduardo Campos; deputado federal e presidente da subcomissão Rio+20 da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Alfredo Sirkis; ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil; deputado Federal; secretário Executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Luiz Pinguelli Rosa entre outros.
Na ocasião, o prefeito expôs algumas ações que a Administração Municipal vem desenvolvendo no intuito de tornar o Recife numa cidade ecologicamente mais responsável. “Precisamos tratar os problemas locais dentro dessa consciência global que se fortalece a cada dia. Criamos a Secretaria de Meio Ambiente no primeiro ano do meu governo e através dela estamos fortalecendo nossa agenda ambiental. Estamos fazendo um estudo para viabilizar a criação de mais ciclovias; vamos lançar um amplo programa de plantio de mudas; estamos engajados na criação do Parque dos Manguezais, revitalizamos o Jardim Botânico. Enfim, são ações que refletem a grande relevância que temos dado ao tema ambiental”, destacou o gestor.
O Pernambuco no Clima acontece na capital pernambucana até domingo (15) e tem como objetivo definir uma metodologia para abordar os temas e uma agenda de trabalho para o RCC. “Quando fomos procurados pelos organizadores do evento, recebemos com entusiasmo a idéia de realizar na cidade essa roda de discussões preparatórias para um debate tão significativo que vai ocorrer em junho no Rio. Ao mesmo tempo em que nos sentimos honrados, sabemos que somos responsáveis por desempenhar um papel de vanguarda no país no que se refere aos temas ligados às mudanças climáticas e ao meio ambiente de maneira geral. Acredito que nossa experiência de lidar com o setor pode contribuir bastante para estabelecer essas diretrizes”, afirmou João da Costa.
A Rio+20 acontecerá entre os dias 13 e 22 de junho deste ano, vinte anos após o Rio de Janeiro ter recebido a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que ficou conhecida como Rio 92.