Recife sedia encontro internacional para discutir medidas antiaquecimento global
Evento preparatório para Rio Clima representa mais um passo para a consolidação das políticas ambientais na capital
Recife sediará a partir desta sexta (13) até o próximo domingo (15), uma prévia do Rio Climate Challenge (ou Rio Clima), evento paralelo a Rio+20, que acontece em junho, e será promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) na capital fluminense. A abertura do evento será, às 14h, com a presença do prefeito João da Costa no Arcádia Recepções, na Avenida Boa Viagem, 802.
A Rio Climate Challenge irá discutir novos parâmetros de controle do aquecimento global. Para a realização do evento prévio na capital pernambucana, a Prefeitura do Recife investiu cerca de R$ 100 mil a fim de aproximar as discussões para nível local, expandir para o restante do Nordeste e traçar uma pauta preliminar para o encontro de junho. Também integram a organização do encontro o Instituto Ideação, as subcomissões Rio+20 do Congresso e do Senado Nacional, CHESF, e o Governo de Pernambuco.
A Rio+20 é comparada em importância a Rio 92, encontro também promovido pela ONU no Brasil há 20 anos e que serviu de base para a maioria das políticas públicas de preservação do meio ambiente aplicadas até hoje. Além das apresentações do prefeito João da Costa e do governador Eduardo Campos, o evento terá falas do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, do ambientalista e deputado federal Alfredo Sirkis e do multiartista Gilberto Gil.
Para o prefeito, o evento representa um avanço no patamar da política ambiental no Município, já que será a primeira vez que o Recife sedia um evento internacional deste porte sobre aquecimento global. “É uma prioridade desta gestão a construção de um futuro com melhor perspectiva tanto no aspecto estrutural da cidade como nos aspectos ambientais. Criamos a Secretaria de Meio Ambiente, e hoje temos diversas ações para tornar nossa cidade uma referência regional e nacional nessa área. Este evento se soma a outras ações como a criação do Parque da Tamarineira, a requalificação dos parques de Apipucos, Santana e Caiara. O encontro consolida, portanto, o Recife entre as cidades que estão desenvolvendo ações para a garantia de um futuro mais sustentável para o planeta”, destaca o prefeito.
Confira a programação da prévia do Rio Clima:
13/04 – SEXTA-FEIRA
10h – Abertura dos trabalhos: Apresentação de todos e definição da agenda de trabalho para os dias 14 e 15.
14h - Cerimônia de Abertura – Apresentação do Rio Clima pelo Deputado Federal Alfredo Sirkis. Apresentação dos projetos de baixo carbono e energias limpas de Pernambuco pelo Secretário de Meio Ambiente Sérgio Xavier. Intervenção dos senadores e deputados federais presentes. Falas de Yossi Beilin, Yasser Abed Rabbo da Iniciativa de Genebra. Saudação em nome dos facilitadores internacionais. Fala do ex-ministro da cultura Gilberto Gil. Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes oferecerá uma prévia dos preparativos da Conferencia Rio +20. Discurso final de boas vindas do governador de Pernambuco Eduardo Campos.
Após o encerramento, haverá uma coletiva de imprensa.
18h – Inicio da discussão de metodologia(s) para a reunião de Junho.
14/6 – SÁBADO
9h – Continuação da discussão sobre metodologia.
11h30 – Conclusão da discussão sobre metodologia
15h – Reinício dos trabalhos: inicio da discussão sobre a agenda da reunião de junho
17h30 até 19h30 – Continuação da discussão sobre a agenda da reunião de junho
15/6 – DOMINGO
8h – Café da manhã
9h – Reinício dos trabalhos: planejamento para preparativos da reunião de junho. Montagem dos grupos de contato nacionais e do supra nacional e formatação dos produtos a serem elaborados no RCC: “cenários para 450ppm”, recomendações para a Rio + 20 e COP 18. Outros.
11h30 – Continuação.
13h30 – Almoço
15h/16h - Encerramento