Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 13.04.16 - 10h29

Estudantes participam da segunda edição do "Concertos para a Juventude" nesta terça (19)

img_alt

Projeto oferece aulas-concerto baseadas no programa das apresentações oficiais da Orquestra Sinfônica do Recife (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

Nesta terça (19), um dia antes da apresentação oficial da Orquestra Sinfônica do Recife, regida pelo o Maestro Marlos Nobre, os jovens terão mais uma oportunidade para entrar em contato com o universo musical erudito. O segundo encontro do projeto Concertos para a Juventude, acontece a partir das 10h, no Teatro Santa Isabel, equipamento cultural da Prefeitura do Recife. Até a sexta-feira, 15, há tempo para agendamentos de escolas através do telefone 3355 3323. Na própria terça, o público que não fez agendamento pode pegar suas entradas na bilheteria do Teatro, a partir das 9 da manhã. O "Concertos para Juventude" tem como objetivo aproximar o público infanto-juvenil da música erudita, bem como estimular a valorização do patrimônio histórico do Recife.

Para esta segunda aula-concerto, quatro escolas já agendaram a participação. No total, serão 230 estudantes que assistirão o Maestro Marlos Nobre apresentar e comentar as peças musicais que serão executadas na apresentação oficial da Orquestra Sinfônica do Recife na temporada 2016.


PROGRAMA – Nesta aula-concerto, os alunos vão conhecer o movimento final do Maracatu de Chico Rei, a Dança da Rainha Ginga. Trata-se de um bailado coreográfico sinfônico de autoria de Francisco Mignone, pianista, regente e compositor erudito brasileiro. A apresentação é um tributo aos trinta anos de seu falecimento. Depois, uma peça do compositor alemão Johannes Brahms, “Abertura Festival Acadêmico”, composta em 1880. A composição foi escrita em forma de gratidão do autor pela Universidade de Breslau, que lhe concedeu um doutorado honorífico. Uma peça de Beethoven, Sinfonia número 8, encerra este segundo encontro do Concertos para a Juventude.


O terceiro encontro é na próxima terça que antecede a apresentação oficial da Orquestra Sinfônica do Recife. As escolas interessadas em trazer seus alunos, precisam realizar agendamento através do telefone 3355 3323. A atividade é gratuita.

 

Serviço:

Concertos para a Juventude

Quando: Terça-feira, dia 19 de abril

Horário: 10h