NOTÍCIAS

Administração | 13.04.17 - 11h54

Balanço Chuvas // 13/04

 

A Prefeitura do Recife informa que, segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Climas, foi registrado um acumulado de 80 mm de chuvas entre as 23h da quarta-feira (12) e as 11h desta quinta-feira (13). O volume corresponde ao previsto para 10 dias de chuvas, tomando como base a média histórica para o mês de abril (231 mm). A Prefeitura do Recife mobilizou um efetivo de 470 profissionais para atuar na minimização dos efeitos das chuvas.

DEFESA CIVIL - A Central de Atendimento da Defesa Civil do Recife recebeu, nas últimas 12h, 68 solicitações para colocação de lonas plásticas em encostas, principalmente na Zona Norte da cidade. As equipes de apoio se deslocaram e fizeram o atendimento imediato das solicitações. Nenhuma ocorrência grave foi registrada.

Com o acumulado de chuvas das últimas 12 horas e levando em consideração as outras precipitações que ocorreram durante a semana, a orientação da Defesa Civil é que as pessoas residentes em áreas de risco deixem suas casas e procurem locais seguros. A Defesa Civil está em alerta e pode ser acionada pela população através do telefone 0800 081 3400. A ligação é totalmente gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h. A Defesa Civil mantém um efetivo de 120 pessoas, entre engenheiros civis, arquitetos, assistentes sociais, técnicos e pessoal de apoio para o atendimento da população 

DRENAGEM - A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) está trabalhando para diminuir os pontos de alagamento causados pelas chuvas. Nesta quinta-feira (13), as equipes do órgão estão realizando intervenções com três caminhões equipados com jatos para a sucção da água nos principais pontos de alagamento da cidade, especialmente nas partes mais baixas.

Os serviços no sistema de drenagem contam ainda com a desobstrução das galerias. Os serviços estão acontecendo em diversos pontos da cidade, a exemplo da Av. Caxangá, Rua Arthur de Sá, na Várzea; Largo de Água Fria; Rua São Miguel, em Afogados, entre outras.

A limpeza dos canais, que foi adiantada em 90 dias, tendo começado em dezembro do ano passado, foi concluída em 28 locais e segue em andamento em outros onze (Canal de Santa Terezinha; Canal da Rua Ipiporã, Canal Passarinho, Canal Rio Morno, Canal da Amizade, Canal do Valença, Canal Rio Jiquiá/Planeta Curado, Canal do Cavouco, Canal do Sport, Canal do Cajueiro e Canal Solos Cavam).

ÁRVORES – Desde a madrugada dessa quinta-feira, foram registradas 23 ocorrências com árvores. Dentre elas, uma que ficava localizada em um terreno particular, no bairro do Monteiro, e que atingiu a casa do terreno. A Emlurb estáno local prestando apoio, por se tratar de umasituação de emergência. Já foram concluídas cinco ocorrências: Rua Vasco da Gama, Praça do Derby; Avenida Valença, Ibura; Rua Padre Lima e Sá, Ipsep; e Rua Pedro de Melo, San Martin.

No momento estão em andamento os casos da Rua Itaimbé, Ipsep; Rua das Moças, Arruda; e Rua Dezenove de Abril, Monteiro. Ao todo, cerca de 200 homens foram mobilizados para atuar na remoção de árvores e na drenagem e sucção dos pontos de alagamento. Qualquer solicitação pode ser realizada pela Central 156

TRÂNSITO - A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) atua para minimizar os danos causados pelas chuvas que caem nesta quinta-feira (13). Equipes formadas por cerca de 50 agentes e 100 orientadores de trânsito trabalharam em áreas que foram afetadas por queda de árvores ou alagamentos. Além disso, quatro equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 124 câmeras.

Três guinchos estão de prontidão em pontos estratégicos da cidade para facilitar a desobstrução das vias e podem ser acionados em casos de acidentes ou outros transtornos. De 0h até as 11h30, seis acidentes foram registrados, dos quais duas ocorrências foram canceladas pelos envolvidos, duas já foram finalizadas e outras duas estão em atendimento, nenhuma delas com vítima. O número de acidentes foi dentro da média para o turno. No mesmo período, 28 semáforos apresentaram falhas, dos quais cinco já foram normalizados e os demais já estão com equipes técnicas em deslocamento para normalizar o sistema. No total, Recife conta com 641 semáforos, sendo 451 com nobreaks, que permitem o funcionamento de cerca de 4h ao equipamento em caso de falta de energia.