NOTÍCIAS

Administração | 13.04.17 - 18h06

Balanço Chuvas // 13/04 - Atualizado às 17h39

A Prefeitura do Recife informa que manteve, durante a tarde desta quinta-feira (13), uma grande mobilização, envolvendo 470 profissionais, para minimizar os efeitos das chuvas que caíram durante a madrugada e a manhã de hoje na cidade. No período, segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), foi registrado um volume de 80 mm de chuvas, o correspondente ao previsto para 10 dias, levando em consideração a média do mês de abril (231 mm). O trabalho das equipes resultou na normalização do tráfego de veículos na cidade, com a solução de todos os pontos críticos de acúmulo de água. Das 30 ocorrências com árvores na cidade, 26 já foram solucionadas e as demais estão em andamento.

DEFESA CIVIL -  Foram registradas 169 ocorrências, entre elas uma queda de árvore, dentro de um terreno particular, que danificou duas residências, e o desabamento de dois muros. Não houve registro de feridos. A Defesa Civil orientou as famílias a deixarem o local e que os proprietários façam a recuperação estrutural dos imóveis.

Quatro famílias, sendo duas na UR-10 e outras duas no bairro do Passarinho, foram orientadas a deixar suas residências e se abrigar em locais seguros. Durante todo o dia de hoje, a Defesa Civil, atendendo à solicitação de moradores, colocou cerca de 15 mil metros quadrados de lonasem locais de risco.  

A Defesa Civil mantém um efetivo de 120 pessoas, entre engenheiros civis, arquitetos, assistentes sociais, técnicos e pessoal de apoio, para o atendimento da população. 

DRENAGEM - A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) atuou para solucionar os pontos de alagamento causados pelas chuvas. Nesta quinta-feira (13), as equipes do órgão realizaram intervenções com três caminhões equipados com jatos para sucção de água nos principais pontos de acúmulo de água da cidade. Os serviços no sistema de drenagem contam ainda com a desobstrução das galerias. Todos os pontos críticos foram solucionados, tais quais as avenidas Caxangá, Maurício de Nassau e General San Martin, Avenida Norte e Rua das Calçadas.

A limpeza dos canais, que foi adiantada em 90 dias, tendo começado em dezembro do ano passado, foi concluída em 28 locais e segue em andamento em outros onze (Canal de Santa Terezinha; Canal da Rua Ipiporã, Canal Passarinho, Canal Rio Morno, Canal da Amizade, Canal do Valença, Canal Rio Jiquiá/Planeta Curado, Canal do Cavouco, Canal do Sport, Canal do Cajueiro e Canal Solos Cavam).

ÁRVORES – Desde a madrugada dessa quinta-feira, foram registradas 30 ocorrências com árvores. Dentre elas, uma que ficava localizada em um terreno particular, no bairro do Monteiro, e que atingiu uma casa. A Emlurb está apoiando por se tratar de uma emergência. Já foram atendidas 26: Rua Vasco da Gama, Praça do Derby; Avenida Valença, Ibura; Rua Padre Lima e Sá, Ipsep; Rua Pedro de Melo, San Martin; Rua Princesa Isabel, Boa Vista; Rua Dona Uzinha Nunes, Setúbal; Rua Alcides Zeloccowick, Pina; Rua Itaimbé, Ipsep; Rua das Moças, Arruda; Rua Gerson de Barros Pinange, Ponto de Parada; Rua José dos Santos, Engenho do Meio; Rua Nossa Senhora de Fátima, Jardim São Paulo; Rua Conselheiro Nabuco, Casa Amarela; Rua Almirante Barroso, Campo Grande; Rua Clodoaldo de Souza, Areias; Rua Saldanha Marinho, Ipsep; Avenida Professor Avertano Rocha, Torrões; Rua Samuel de Farias, Santana; Canal do Cavouco, Várzea; Rua Gervasio Fioravante, Graças; Estrada dos Macacos, Guabiraba; Rua dos Palmares, Santo Amaro; Rua Conselheiro Silveira de Souza, Iputinga; Rua Capitão Araújo Miranda, Iputinga e Praça da Várzea.

No momento, estão em andamento as da Avenida Cruz Cabugá, Santo Amaro; Rua Dezenove de Abril, Monteiro. As demais foram na Avenida Agamenon Magalhães, Santo Amaro e Parque Dona Lindu, Boa Viagem.

Ao todo, cerca de 200 homens foram mobilizados para a remoção de árvores e drenagem dos pontos de alagamento. As solicitações podem ser realizadas pela Central 156.

TRÂNSITO - A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) atua para minimizar os danos causados pelas chuvas que caem nesta quinta-feira (13). Equipes formadas por cerca de 50 agentes e 100 orientadores de trânsito trabalharam em áreas que foram afetadas por queda de árvores ou alagamentos. Além disso, quatro equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 124 câmeras.

Três guinchos estão de prontidão em pontos estratégicos da cidade para facilitar a desobstrução das vias e podem ser acionados em casos de acidentes ou outros transtornos. De 0h até as 17h, 13 acidentes foram registrados, dos quais 10 foram sem vítimas e outros 3 com vítima. O número é dentro da média para os turnos. Não houve registros de ocorrências com vítima fatal. O número de acidentes foi dentro da média para os turnos da manhã e da tarde. No mesmo período, 40 semáforos apresentaram falhas, dos quais 28 já foram normalizados e os demais já estão com equipes técnicas em deslocamento para normalizar o sistema. No total, Recife conta com 641 semáforos, sendo 451 com nobreaks, que permitem o funcionamento de cerca de 4h ao equipamento em caso de falta de energia.