Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 13.04.17 - 21h22

Recife: cidade da tecnologia e da cultura pop

img_alt

Hoje foi o primeiro dia CCXP Tour Nordeste e a Prefeitura do Recife marcou presença com diversas atividades (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Na entrada da CCXP Tour Nordeste, a primeira visão dos participantes é o grande letreiro com o nome do Recife. A intervenção da Prefeitura do Recife que é marca da cidade, anuncia a chegada do maior evento de cultura pop do mundo. Assim, a PCR marcou presença com atividade das Secretarias de Turismo, Esportes e Lazer, Educação e Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente. Com mais de 260m², o estande conta com espaço para oficinas, palestras, jogos, para o REC Café e demonstrações das iniciativas tecnológicas desenvolvidas nas escolas municipais através do Programa Robótica na Escola. Nesta quinta-feira (13), aconteceu a entrega do prêmio do Desafio EcoRecife 3.0 e o lançamento oficial da história em quadrinhos "A Noiva" de Thony Silas e Eron Villar.

“É uma alegria receber a CCXP Tour Nordeste. A cidade tem uma vocação natural para o setor de tecnologia e o recifense tem paixão pela cultura pop. Estamos no centro da região Nordeste e por isso, recebemos pessoas de vários estados e até de fora do país para o evento. Só hoje, já atendemos mais de 150 turistas em nosso Centro de Atendimento ao Turista e outros milhares no REC Café”, comemorou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

Durante a tarde, os vencedores do Desafio EcoRecife 3.0 foram anunciados. O concurso para games ambientais tem o objetivo de transformar a tecnologia em mais um aliado no processo de educação ambiental e desenvolvimento da consciência ecológica. A premiação contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Bruno Schwambach, que entregou os certificados aos cinco premiados. “O objetivo é chegar ao público infantil, despertando de forma lúdica o interesse pelas questões ambientais, para termos uma cidade cada vez mais sustentável”, afirmou o secretário.

Como definido no edital, todos seguiram a identidade visual da Turma do Mangue e Tal, utilizada pela Secretaria em suas ações educativas. O grande vencedor da terceira edição do Desafio EcoRecife foi o jogo “Mangue e Tal Pocket”, desenvolvido por Miguel Gonçalves Diniz e Matheus Calafange, que recebeu o prêmio de R$ 25 mil. “Os cenários do game são locais como o Parque da Jaqueira, a orla de Boa Viagem, a praça de Casa Forte e as margens do rio Capibaribe. O vilão é a ‘Perna Cabeluda’, que ataca espalhando sujeira, e o jogador tem que salvar a cidade”, explicam os criadores.

Cerca de 20 estudantes da rede municipal que fazem parte do Clube da Robótica também participaram do primeiro dia da CCXP. Sob orientação dos professores, eles ficaram responsáveis por programar os robôs humanoides NAO e os montados com peças de encaixe da Lego. Os alunos também orientaram o público que passou pelo estande sobre a Olimpíada de Jogo Digitais Educacionais (OJE): uma plataforma de aprendizagens colaborativa que trabalha conteúdos das disciplinas escolares de forma lúdica. A OJE é uma iniciativa da empresa Joy Street, em parceria com a Prefeitura do Recife. Aluna do 8º ano na Escola Municipal João XXIII, Ester, 13 anos, ficou encantada com a grandiosidade do evento e grata por fazer parte dele. "Tentamos mostrar às pessoas que passam por aqui que é possível aprender de forma divertida. É uma experiência diferente e incrível".

O secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo, foi ao estande conferir o trabalho das equipes de robótica e de cinema da rede municipal. "Ver nossos alunos interagindo tão intimamente com as tecnologias é bastante satisfatório. É importante eles terem a experiência de participar de um evento desse porte e interagir com o público de forma tão espontânea. Tudo o que está acontecendo aqui também acontece em sala de aula; não é ficção", afirmou.

Cosplayers de todas as idades compareceram ao estande da PCR para conferir as atividades proporcionadas pelo departamento de Cinema e Videoteca da Secretaria de Educação do Recife. Os visitantes puderam testar os conhecimentos relacionados à cultura pop nas disputas do GeekQuiz. O público também soltou a voz no Geekokê e cantou trilhas sonoras de filmes, animações japonesas e americanas. "Me senti em uma apresentação do The Voice! Foi maravilhoso e tenho certeza que, daqui para o fim da CCXP, alguns talentos serão revelados", contou a universitária Juliana Silva, 22 anos.

LANÇAMENTO - Uma das grandes atrações do primeiro dia de programação do estande da Prefeitura do Recife foi o lançamento oficial da obra "A Noiva", história em quadrinhos do roteirista Eron Villar e do ilustrador recifense Thony Silas, que também é profissional da Marvel e da editora americana Marvel Comics. Nesta quinta, a dupla apresentou a história ao público presente e tirou dúvidas dos alunos da rede municipal. Baseado no romance "A Noiva da Revolução", do jornalista Paulos Santos, a HQ "A Noiva" conta a história de amor de Domingos Martins e Maria Teodora, que se passa na Revolução Pernambucana de 1817.

DOAÇÃO - Até o último dia do evento, os participantes da CCXP vão fazer um ato de solidariedade. Hoje, as prateleiras já estavam cheias e o espaço de leitura do estande, concorrido. Na entrada, todos devem doar livros, que serão direcionados às bibliotecas públicas municipais de Afogados, Casa Amarela, do Compaz do Cordeiro e Alto Santa Terezinha, além das bibliotecas das escolas da rede municipal.