Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 13.04.18 - 19h31

Programa Acolhe Vida leva ações de beleza e cuidado para mulheres na Ponte do Limoeiro

img_alt

Cerca de 30 mulheres receberam kits de higiene pessoal, roupas e maquiagem (Foto: Carlos Augusto/PCR)s

 

A manhã desta sexta-feira (13) foi diferente para as mulheres que ficam no entorno da Ponte do Limoeiro, no bairro de Santo Amaro, no Recife. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, por meio do Programa Acolhe Vida Recife, levou roupas e kits de higiene pessoal, além de limpeza de pele e corte de cabelo. Os profissionais também realizaram escuta qualificada para encaminhamentos das usuárias de drogas para as redes de saúde, assistência social e complementar.

Uma das participantes da ação da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Recife (Sepod) foi Camila Silva*, de 30 anos, que recebeu roupas novas, kit de higiene pessoal, cortou os cabelos e fez limpeza de pele. Transexual e usuária de drogas, a jovem contou que teve que sair da casa dos pais, em Olinda, para ficar no entorno da Ponte do Limoeiro, por causa do uso abusivo de drogas. “Já sofri muito preconceito por ser mulher trans. Muitas vezes temos que fingir que não entendemos as coisas para evitar brigas. Estar aqui neste espaço em que sou respeitada e onde tenho acesso a serviços e aos meus direitos é muito importante para mim”, disse Camila.

Ana Paula Marques, gerente de Cuidado da Sepod, destacou a necessidade da ação para promoção dos direitos dos usuários de drogas. “É gratificante trazer esse serviço para esse espaço, para que as usuárias se enxerguem como pessoas que têm direito à dignidade, ao banho, à roupa limpa e também ao encaminhamento para as redes de saúde, assistência social e complementar. Queremos manter esse vínculo com essas mulheres para que elas saibam que podem contar com o serviço público”, destacou a gerente.

ACOLHE VIDA – O Programa Acolhe Vida Recife trabalha diretamente com o cuidado de usuários de drogas e seus familiares através de escuta qualificada em terapias individuais e em grupo, além de fazer encaminhamentos para as redes de saúde, assistência social e complementar. As equipes atendem semanalmente o público que fica no entorno da Ponte do Limoeiro e na Praça Maciel Pinheiro. Os atendimentos acontecem também de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no 6º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife; todas as quintas no Compaz do Cordeiro e, nas sextas, no Compaz do Alto Santa Terezinha. Os interessados em outras informações devem ligar para o telefone 3355.8210.

* Nome fictício para preservar a identidade da entrevistada