Defesa Civil - Sedec

NOTÍCIAS

Defesa Civil | 13.04.22 - 13h36

Defesa Civil do Recife é referência para curso de capacitação em município cearense

img_alt

Realizada em parceria com a UFPB, atividade capacitou agentes municipais, comunidade e alunos de escolas públicas de Santana do Cariri (CE). (Foto: Divulgação)

 

A Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife (Sedec) participou do curso de extensão Capacitação Básica em Defesa Civil, ministrado em Santana do Cariri, no Ceará, numa parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e com a Prefeitura de Santana do Cariri. O curso, que teve entre seus objetivos a capacitação de agentes municipais, comunidade e alunos de escolas públicas, foi realizado em vários módulos e encerrou-se em 9 de abril.

As aulas foram ministradas pelas equipes da Defesa Civil do Recife e do Grupo de Pesquisa e Laboratório de Geomorfologia e Gestão dos Riscos e Desastres Naturais (GENAT/LAGESRICO) e do Núcleo de Estudos e Ações em Urgências e Desastres (NEUD) da UFPB. "O objetivo geral foi trabalhar o conhecimento básico de defesa civil, com ênfase na legislação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Enfocamos o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas, destinadas a mitigar desastres ou minimizar seus impactos", explica o chefe de Divisão Técnica da Sedec Recife, Sandro Marinho.

A metodologia incluiu encontros via internet, onde foram apresentados os conceitos de defesa civil e sua aplicação na comunidade, sempre discutindo com os participantes. Assim, os participantes aprenderam sobre legislação, a função da defesa civil no município, a importância da capacitação da população no sistema de defesa civil e as finalidades das ações da defesa civil na prevenção de desastres.

"A partir desta capacitação, foi atualizada a lei que decretou a defesa civil municipal e se formou a Comissão de Proteção e Defesa Civil Municipal de Santana do Cariri. Foi iniciado, também, o primeiro Núcleo de Proteção e Defesa Civil Comunitário (NUPDEC), na Escola Municipal Osvaldo Daxo de Alencar", complementa Sandro Marinho, que também responde pela Gerência de Monitoramento da Sedec Recife e é pesquisador do GENAT/LAGERISCO/NEUD-UFPB.