NOTÍCIAS

| 13.04.22 - 14h12

Prefeitura do Recife divulga programação do abre e fecha no feriado da Semana Santa

Entre a quinta (14) e o domingo (17), alguns serviços municipais não estarão disponíveis. Os atendimentos oferecidos no edifício-sede estarão suspensos nesses dias e no fim de semana, e voltarão a ser realizados normalmente na segunda-feira (18)

Quem estiver à procura de opções de lazer durante o feriadão da Páscoa, a grande novidade é o Cais da Jaqueira. A Prefeitura do Recife oferece um atrativo com iluminação cênica por meio da qual o público poderá conferir projeções com inspiração religiosa em alusão à Semana Santa, além de imagens lúdicas, durante todo o feriado, das 19h às 22h. Outra opção é o Paço do Frevo, no bairro do Recife, que também estará aberto nos quatro dias. Já para os adeptos a práticas esportivas e de lazer, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer é uma alternativa que estará disponível na Sexta-Feira da Paixão e no Domingo de Páscoa. Também no domingo, a Igreja Madre de Deus terá o retorno do projeto Música na Igreja, com o grupo Allegretto, realizando uma apresentação gratuita. Além disso, o Econúcleo Jaqueira e o Jardim Botânico do Recife terão programação de quinta à domingo.

Confira o que abre e fecha no Recife neste feriadão da Semana Santa:

EDIFÍCIO-SEDE - Devido ao feriado da Semana Santa, os serviços oferecidos no edifício-sede da Prefeitura do Recife serão suspensos na quinta e sexta-feira. As atividades na sede do Executivo Municipal voltam a acontecer normalmente na próxima segunda-feira, dia 18 de abril.

SAÚDE - Neste feriado prolongado da Semana Santa, a vacinação contra a covid-19 ocorre normalmente nos centro e drive-thrus, mediante agendamento, das 7h30 às 18h30. Para pessoas acima dos 12 anos, estarão abertos o Geraldão (Imbiribeira), o Parque da Macaxeira (Macaxeira), e a Upae do Ibura (Ibura). Já as crianças de cinco a 11 anos podem ser vacinadas no ponto montado na Universidade Federal de Pernambuco (Cidade Universitária). Os outros 36 pontos de vacinação retornam na segunda-feira (18).

Já a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas e reabrem na segunda-feira (18). Cinco Upinhas vão funcionar durante o feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Profº. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª. Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira). 

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) estará com seus serviços ambulatoriais suspensos durante o feriado, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS - Nestas quinta e sexta-feira, não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), devido ao feriado. O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão.

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José; e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, permanecem com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas. Na segunda-feira voltarão a funcionar normalmente todos os equipamentos que tiveram o atendimento ao público suspenso devido ao feriadão.

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE - Em função do feriado da Semana Santa, o Hospital Veterinário do Recife funcionará até a quinta-feira, das 7h às 18h. Na Sexta-Feira da Paixão, sábado e domingo, dias 15, 16 e 17, o equipamento estará fechado, retornando às atividades na segunda-feira.

TURISMO E LAZER - Os apaixonados pela Ciclofaixa de Turismo e Lazer podem comemorar. Neste feriadão, vai ter ciclofaixa em dobro, com o percurso montado na Sexta-Feira Santa (15) e domingo (17). O Lazer na Rua, espaço livre dedicado para brincadeiras e atividades esportivas no Segundo Jardim de Boa Viagem, também estará disponível neste dois dias.

No Domingo de Páscoa (17), a Igreja Madre de Deus recebe o retorno do projeto Música na Igreja, com apresentação do grupo Allegretto. O concerto iniciará às 17h, com entrada gratuita. O projeto oferece o melhor da música clássica no cenário exclusivo da Madre de Deus, uma construção do século XVII. 

Outra opção para quem passar o feriado na cidade é o Olha! Recife, projeto de sensibilização turística realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. São mais de 300 roteiros que são oferecidos a pé, de bicicleta, de barco e de ônibus. Os interessados podem conferir os roteiros disponíveis e garantir suas vagas pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h desta sexta-feira (15).

CULTURA - No feriado da Páscoa, o frevo está garantido em sua geografia natal. O museu Paço do Frevo, localizado na Praça do Arsenal, no bairro do Recife, terá funcionamento normal no feriado achocolatado, com expedientes de visitação das 10h às 17h na quinta e na sexta-feira e, das 11h às 18h, no sábado e no domingo. O espaço, mantido pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, estica a vigência do ritmo declarado patrimônio cultural da humanidade no calendário recifense, contando e renovando a história do ritmo na cidade, com exposição de fotos, vivências de dança, eventos e farta documentação para consulta.

Outra opção de passeio cultural é o Museu da Cidade, no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José, que abre nesta quinta, das 10h às 16h, com a exposição “Cinco Pontas”, reunindo achados arqueológicos, pinturas e documentos que narram a história do Forte e sua relação com a cidade. Não haverá expediente de sexta a domingo. Durante todo o feriado, o Sítio Trindade estará aberto, das 5h às 20h, oferecendo brisa fresca e lazer a céu aberto na área verde, que é também sinônimo de resistência histórica, política e cultural.

CAIS DA JAQUEIRA - O Cais da Jaqueira foi entregue recentemente à população de cara nova e promete virar point durante as noites de quinta a domingo desta semana. A Prefeitura do Recife lança uma iniciativa inédita e vai disponibilizar uma iluminação cênica através da qual o público poderá conferir projeções com inspiração religiosa em alusão à Semana Santa, além de imagens lúdicas para conquistar o coração da garotada. As projeções vão ocorrer sempre das 19h às 22h e contam com 16 minutos de apresentação cada.

ESPORTES - As 22 unidades da Academia Recife estarão fechadas durante a Semana Santa. O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) também não terá atividades para o público geral.

FEIRAS E MERCADOS - As feiras e mercados públicos do Recife estarão abertos de 6h às 18h nesta quinta-feira e no Sábado de Aleluia. Já na Sexta-feira da Paixão e no Domingo de Páscoa, o funcionamento será reduzido - de 6h às 13h.

COMPAZ E BIBLIOTECAS - Devido ao feriado da Páscoa, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Helder Câmara não funcionarão de quinta-feira à segunda, dia de manutenção, voltando ao atendimento ao público na terça-feira. O mesmo acontece para as bibliotecas dentro dos equipamentos. Já as Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados ficarão fechadas de quinta-feira a domingo, voltando às atividades na segunda.

MEIO AMBIENTE - O feriadão será repleto de atividades recreativas e contato com a natureza para quem estiver nos equipamentos ambientais da Prefeitura do Recife. O Econúcleo Jaqueira e o Jardim Botânico do Recife (JBR), ligados à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), estarão funcionando na Semana Santa. O JBR abre suas portas às 9h e segue com atividades até as 15h, já o Econúcleo Jaqueira inicia sua programação de 9h até às 16h.

AGÊNCIAS DE EMPREGO E SALAS DE EMPREENDEDORISMO - Em razão do feriado da Semana Santa, as Agências de Emprego e Salas do Empreendedorismo do Recife não terão atendimento ao público nesta quinta e sexta-feira. Os serviços retornam na segunda-feira na Agência de Emprego de Casa Amarela, entre as 8h e 16h, com atendimento da Sala do Empreendedorismo também disponível. Os serviços da Agência e da Sala presentes nos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Dom Helder Câmara (Coque), Ariano Suassuna (Cordeiro), entretanto, retornam suas atividades na terça-feira, das 8h às 16h. Os agendamentos podem ser feitos normalmente pelo site (www.agenciadeemprego.recife.pe.gov.br).

MULHER - Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife e o Centro Municipal Júlia Santiago, no Pina, estarão fechados neste feriado de Páscoa. A exceção é o Centro de Referência Clarice Lispector, localizado na rua Dr. Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro, que funciona de domingo a domingo, 24h por dia e o Serviço Especializado Regionalizado Clarice Lispector, localizado na Avenida Recife, 3585, no bairro do IPSEP, que funciona das 7h às 19h, de segunda a domingo. 

A secretaria conta, ainda, com um disk orientação, o Liga, Mulher, que funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h, no número 0800 281 0107. Desde 2020, o Centro de Referência também passou a oferecer um canal de acolhimento para mulheres via WhatsApp, pelo número (81) 99488-6138. 

TRÂNSITO – Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento às pessoas idosas, gestantes e com deficiência, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na quinta-feira e sexta-feira. Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na segunda-feira, das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.

PROCON-RECIFE - Na próxima quinta-feira, véspera do feriado da Sexta-feira da Paixão, não haverá expediente na sede do Procon-Recife, localizado na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista e em seus postos de atendimento que funcionam nos Compaz (Ariano Suassuna,no Cordeiro; Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha;  Dom Helder, no Coque). A população pode registrar reclamações pelo site  procon.recife.pe.gov.br e denúncias pelo email denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br. O atendimento oferecido pelo órgão municipal de forma presencial volta a ser realizado na segunda-feira.