NOTÍCIAS

Mulher | 13.05.15 - 10h03

Mulheres passam tarde desfrutando lazer e cultura no II Encontro do Mãe Coruja Recife

img_alt

Atualmente, a cidade está com cinco espaços em funcionamento, nos bairros de Água Fria, Santo Amaro, Macaxeira,Cohab e Torrões. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)

 

Vanessa Monteiro, 25 anos, moradora de Água Fria, mãe de Ester, com um ano de idade, é uma das 442 mães cadastradas no Programa Mãe Coruja Recife de Água Fria, o primeiro dos cinco espaços que foram implantados na cidade. Ela passou a tarde de terça-feira, no Museu da Cidade do Recife, entre as 150 mães e gestantes que participaram do II Encontro de Mães e Gestantes do Mãe Coruja Recife que proporcionou momentos de cultura e lazer para as mulheres e seus filhos. 


“Só tenho a dizer coisas boas do Programa que nos incentiva a cuidar da saúde quando estamos gestantes, da saúde do nosso filho e da nossa beleza”, disse a operadora de telemarketing, Vanessa, que aproveitou para conhecer o Museu da Cidade do Recife e participar das oficinas de maquiagem e fotografia.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, foi até o Museu e salientou o propósito do Programa. “Sabemos do principal objetivo que é o de reduzir a mortalidade materno-infantil na cidade, mas o Mãe Coruja tem tido um papel importantes no resgate da essência da mulher na experiência transformadora na vida de uma mulher que é de ser mãe”, relatou.

A gerente do Programa Mãe Coruja Recife, Mirtes Araújo, disse que a tarde dedicada às mães do Programa foi preparada com todo o carinho pela Secretaria de Saúde, junto com os parceiros. “Esses momentos de lazer e cultura fazem parte da proposta do Programa que é promover o bem estar das mães, ao mesmo tempo em que elas trocam experiências com outras mulheres que passaram por dificuldades na gravidez e superaram os problemas com o apoio do Programa”, destacou Mirtes.

O programa Mãe Coruja Recife, criado em 2014, tem a parceria das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, da Mulher, de Desenvolvimento e Empreendedorismo, de Planejamento e Gestão, de Educação, de Juventude e Qualificação Profissional. Atualmente, a cidade está com cinco espaços em funcionamento, nos bairros de Água Fria, Santo Amaro, Macaxeira,Cohab e Torrões, com uma previsão de cadastrar 2,4 mil mulheres grávidas por ano de implantação.

No encerramento do Encontro, as mães e gestantes contaram com a presença da Primeira Dama do Recife, a pediatra Cristina Melo que é madrinha do Programa. Também estavam presentes as secretárias da Mulher, Elizabete Gondim, de Desenvolvimento e Empreededorismo, Roseana Amorim, além da secretária Executiva de Atenção à Saúde, Eliane Germano, e da gerente de Educação Infantil da Secretaria de Educação, Liliane Gonçalves.