NOTÍCIAS

Defesa Civil | 13.05.17 - 12h35

Prefeito acompanha mutirão de Defesa Civil em Dois Unidos

img_alt

O entorno da Rua Maria Estevão recebeu, neste sábado (13), os serviços da Operação Inverno 2017 que cuidam das áreas de risco do Recife. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Mais uma área de risco do Recife recebeu serviços da Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife, neste sábado (13). Desta vez, os altos e travessas no entorno da Rua Maria Estevão, no bairro de Dois Unidos, foram atendidas com ações do mutirão da Operação Inverno 2017, que visam preparar a comunidade para as chuvas, com a colocação de lonas plásticas, capinação e roçagem e vistorias. O prefeito Geraldo Julio acompanhou a manhã dos serviços que beneficiaram cerca de 200 famílias.

“Hoje é mais um mutirão da Defesa Civil e já somamos mais de 6.000 pontos de lona colocados na cidade. Mais de 250 pessoas trabalhando no Recife todo e só aqui cerca de 60 trabalhadores, colocando as lonas de proteção e fazendo as ações naqueles pontos onde as obras ainda não foram feitas. Continuamos o mutirão que acontece toda semana em um local diferente e até o final de junho já teremos mais de 15.000 pontos de lonas colocados”, garantiu o prefeito Geraldo Julio.

A área atendida pelo mutirão deste sábado também recebeu duas novas geomantas, que somam cerca de 1100m2. Os serviços também incluíram vistoria e monitoramento em  barreiras e outros pontos de risco, capinação, roçagem e podas de árvores.

Maria José, moradora do bairro há mais de 50 anos e uma das beneficiadas com as ações do mutirão, falou da alegria em poder estar despreocupada em casa com seus netos. "Antes era uma agonia, nem receber gente em casa eu podia porque as pessoas ficavam com medo que acontecesse qualquer coisa quando chovia. Era perigoso, escorregadio, podia ter deslizamento. Agora tá uma maravilha! Posso deitar, dormir e sonhar tranquilamente, eu e meus netinhos. Agora tenho segurança e sossego pra minha família", declarou a aposentada.

Elaine Holanda, Gerente Geral de engenharia da Defesa Civil, explicou um pouco da execução da Operação Inverno que já está atuando nas ruas desde janeiro. " Temos uma equipe de mais de 400 servidores, entre técnicos, engenheiros civis e arquitetos. Assistentes sociais e pessoal de apoio estarão envolvidos diariamente nesse trabalho. Nossa meta é colocar 3.165 milhões de metros quadrados de lonas plásticas em 15 mil pontos de risco, como destacou o prefeito. Além disso, também serão realizadas 12.500 ações porta a porta, orientando as famílias sobre medidas preventivas em casos de chuvas e ainda ações educativas nas escolas das comunidades", afirmou.