Espaços culturais municipais aderem à 23ª Semana Nacional de Museus
Para quem é frequentador assíduo, para os públicos esporádicos, para os raros e até para os inéditos, os museus de todo o Brasil reforçam o convite para uma visita. Até o próximo dia 18 de maio, está em cartaz, em 1012 centros culturais e instituições dedicadas à memória de Norte a Sul do Brasil, a 23ª Semana Nacional de Museus, com o tema: “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. Entre os espaços culturais geridos pela Prefeitura do Recife, três prepararam programação, convidando públicos do presente e do futuro para a fruição cultural: o Paço do Frevo, o Museu de Arte Moderna Aolisio Magalhães e o Museu da Cidade.
A Semana é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Ao todo, serão mais de 3,1 mil atividades distribuídas pelas regiões Nordeste (254 instituições), Sudeste (440), Sul (198), Norte (57) e Centro-Oeste (63). A programação completa está disponível no site do Ibram (https://visite.museus.gov.br).
Confira a programação nos museus municipais:
PAÇO DO FREVO
Além de celebrar a memória do ritmo declarado patrimônio cultural imaterial da humanidade e do Brasil, o Paço do Frevo convidará à experimentação cultural. A programação da Semana contará, entre outras coisas, com curso de dança, visita mediada em Libras e apresentação musical. No domingo (18), Dia Internacional dos Museus, além de programação, vai ter promoção: a entrada será gratuita.
Sexta (dia 16)
Hora do Frevo - O Paço recebe músicos da Escola Pernambucana de Choro para uma apresentação gratuita, às 12h.
Sábado (dia 17)
Visita Mediada em Libras - Visita acessível e sensível à exposição “É Gente”, às 15h
Curso Intensivo de Danças Populares para Mulheres - De 17 a 26 de maio, das 10h às 12h. Inscrições abertas no Instagram do museu (@pacodofrevo), a partir de hoje (13).
Domingo (dia 18)
Visitação gratuita - Convidando o Recife a celebrar o Dia do Museu, o acesso ao Paço será gratuito, ao longo de todo o expediente, das 11h às 17h30.
O Paço fica na Praça do Arsenal. Funciona das 10 às 17h, de terça a sexta, e das 11h às 18h, aos sábados e domingos. Os ingressos custam R$ 5.
MAMAM
O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) abrirá suas portas para três exposições até o próximo dia 18, uma delas especialmente dedicada à 23ª Semana Nacional de Museus.
A partir do próximo sábado (17), a exposição “braꙄil - Renato Valle”, individual do artista Renato Valle, convidará o público a uma imersão crítica sobre imagens, símbolos e histórias que expõem as feridas abertas da nossa democracia. Por meio de pinturas, Valle revisitará símbolos nacionais, tensionando as representações oficiais da cultura e propondo novos olhares sobre o país contemporâneo. A exposição vai ocupar o térreo e o primeiro andar do Museu e conta com o apoio da Araçá - Comunicação e Produções Culturais.
Também no dia 17, a exposição “Abolicionistas Brasileiras”, realizada em parceria com o Instituto Latinas, estreará no Recife, primeira parada de sua itinerância nacional. A exposição irá ocupar o segundo andar do museu, reunindo obras inéditas de oito artistas brasileiras contemporâneas, inspiradas em mulheres que foram símbolos da luta pela abolição da escravidão no Brasil. Em diálogo com os trabalhos dessas artistas, também estão expostas obras de outras 14 artistas convidadas, ampliando as perspectivas sobre o tema.
Fora das paredes do Museu, a cidade do Recife será palco da intervenção “Invisíveis Monumentos: Corpos que Contam a Cidade”, exposição desenvolvida pelo MAMAM especialmente para a programação da 23ª Semana Nacional de Museus. A programação, que estreia virtualmente, hoje (13), vai espalhar obras em formato de lambe-lambe pela cidade, com assinatura de diversos artistas, que provocam questionamentos sobre o espaço urbano e as histórias que ele conta e oculta. Para mais informações: @mamamrecife, no Instagram.
O MAMAM fica na Rua da Aurora, 265, Boa Vista. Visitação de quarta a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. Acesso gratuito.
MUSEU DA CIDADE DO RECIFE
Confirmando a proposta e o tema da 23º Semana Nacional de Museus, o Museu da Cidade do Recife se dedicará, entre os próximos dias 14 e 18, a receber estudantes de escolas públicas e privadas. Os alunos irão conhecer, por meio de visitas guiadas, a exposição de longa duração “Museu da Cidade do Recife - 40 Anos em Movimento”. A mostra convida o visitante a fazer um passeio pela história do Recife por meio do acervo do museu. E mais do que isso, a compreender as transformações da cidade sempre em movimento.
O Museu da Cidade fica dentro do Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José. Visitação de quarta a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. Acesso Gratuito.