NOTÍCIAS

| 13.06.11 - 14h03

Aproveite as comidas juninas sem perder a forma

Nutricionista da Prefeitura do Recife orienta quem quer degustar delícias como canjica e pamonha

Por Carlos Alberto Prado – especial para a PCR

No Nordeste, a tradição da culinária regional ganha ainda mais destaque durante os festejos juninos e muita gente acaba caindo na tentação da pamonha, canjica e outras delícias à base de milho. Nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, Júlia Nascimento lembra que todas os alimentos têm sua parcela nutricional, mas o mais importante é a quantidade a ser saboreada.

Deve-se consumir com moderação. As comidas juninas geralmente são preparadas com grandes quantidades de açúcar e manteiga que, numa dieta, devem ser evitados, principalmente por quem apresenta alguma taxa elevada, como colesterol e triglicerídeos. É interessante fazer uma substituição. Se vai comer canjica ou uma fatia de bolo, dispense o pãozinho, assim não ingerirá tanta gordura”, aconselha Júlia.

Uma boa dica para manter a linha é não chegar à mesa com tanta fome, fazendo um lanche antes. “Tomar um copo de suco ou comer uma fruta ou uma fatia de pão com queijo branco é o segredo para controlar o apetite. Outra saída é beber um cafezinho antes da refeição nos dias de quadrilha junina. O café libera endorfina e serotonina no cérebro. Essas substâncias provocam sensação de bem-estar, a mesma que se sente quando comemos um chocolate”, explicou a nutricionista.

Açúcar - Os diabéticos enfrentam um desafio especial no São João: resistir às comidas típicas. Para esse público, Júlia Nascimento faz um ressalva. ”O melhor a fazer é substituir o açúcar por adoçante e o leite de coco, que tem alta concentração de gordura, por leite desnatado. Na canjica, ainda é possível adicionar aveia, que é uma rica fonte de fibras e vai complementar a refeição”, salienta.

Segundo a nutricionista, mesmo para quem não tem restrição ao consumo de açúcar, o melhor é não exagerar. “É recomendado fazer seis refeições diárias e não ficar mais de três horas sem comer, hidratar-se durante todo o dia e, se cair nas tentações dos bolos e das comidas de milho, aproveitar a festa para dançar bastante forró e quadrilha e assim queimar muitas calorias”, completou.