NOTÍCIAS

Cultura | 13.06.12 - 16h37

Desenvolvimento Econômico é tema do primeiro dia do seminário Recife: Avanços, Desafios e Perspectivas

Políticas sociais, desenvolvimento econômico, urbano e ambiental. Esses são os temas que norteiam o seminário Recife: Avanços, Desafios e Perspectivas, iniciado na manhã desta quarta-feira (13). A cerimônia de abertura contou com a participação do coordenador-geral do Instituto Engenheiro Pelópidas Silveira, Milton Botler, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti. O evento acontece até sexta (15), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena.

Na abertura oficial Milton Botler ressaltou a importância do seminário. “O Instituto tem a missão de pensar na cidade do futuro. Nesse encontro temos a oportunidade de analisar em que condições esse futuro se realiza. Para isso, estão sendo apresentados balanços e pesquisas que apontam onde devemos ir e os entraves dos eixos selecionados que fazem parte do plano plurianual da gestão”, explicou o coordenador do Instituto Pelópidas Silveira.

Durante sua fala, o secretário José Bertotti ressaltou o crescimento atual de Pernambuco e da capital. “O Recife vive os reflexos dos investimentos estruturadores em curso no Brasil e em Pernambuco. Grande parte desses investimentos está mudando a matriz produtiva, reindustrializando o estado e permitindo que Pernambuco cresça acima da média nacional”, destacou Bertotti. Segundo o gestor, esses reflexos resultam no crescimento do setor de construção civil; na criação de novos empreendimentos e ampliação dos já existentes; na expansão dos segmentos de lazer, cultura, gastronomia e entretenimento; e atração de serviços técnicos especializados.

Também foi destaque no primeiro dia a participação do economista Abraão Sicsú. Ele apresentou dados da dinâmica da economia e cadeias produtivas do Recife, pesquisa realizada por meio de parceria entre a Prefeitura e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, destaque do tema Desenvolvimento Econômico. “Temos de melhorar a habitabilidade e a competitividade dos segmentos mais dinâmicos para que haja um crescimento benéfico para a população”, apontou o economista.

Participam do debate ainda os representantes do Porto Digital e do Governo do Estado de Pernambuco. Prestigiaram o primeiro do evento os secretários municipais de Comunicação, Ceça Britto; de Finanças, Petrônio Magalhães; extraordinário da Copa do Mundo de 2014, Amir Schvartz; a secretária executiva especial de Gestão e Planejamento, Adriana Couceiro; e o representante da chefia regional do Ministério da Cultura, Roberto Azoubel, dentre outras presenças.

O foco dos debates de desta quarta (14) será o desenvolvimento urbano e ambiental, aprofundando questões como mobilidade, meio ambiente, habitação e saneamento. No último dia, o seminário abordará as Políticas Sociais, como saúde, educação, juventude, gênero, diversidade e assistência social, com a palestra do Doutor Jorge Abrahão, diretor de Estudos e Políticas Sociais do IPEA (Disoc/Ipea).

Para quem quiser conferir a apresentação do secretário de ciência e Tecnologia José bertoti, segue o link do arquivo AQUI