NOTÍCIAS

| 13.06.12 - 18h51

Evite acidentes com fogueiras e fogos de artifício com as orientações do Samu Recife

Com a chegada das festividades da época junina, é comum a população acender fogueiras e soltar fogos de artifício. Preocupada com problemas que possam ocorrer devido à tradição junina como queimaduras, a Secretaria de Saúde do Recife faz um alerta sobre os riscos e orienta como proceder em caso de acidentes.

Enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Recife (Samu 192), Gerluce Monteiro, tem ampla experiência no atendimento a queimados. A profissional alerta que é preciso tomar alguns cuidados simples, ainda mais no que se refere à proteção das crianças. “Elas costumam ser as principais vítimas de queimaduras. Nunca devem ficar desacompanhadas por algum adulto quando estiverem perto das fogueiras e no ato de soltar fogos. É essencial que a brincadeira ocorra em lugares abertos e longe de outras pessoas”, informa.

A especialista chama a atenção também dos integrantes de quadrilhas juninas. Ela diz que danças próximo a fogueiras pode ser perigoso. “Os trajes costumam ter muita palha e tecido sintético, como nylon, altamente inflamável, oferecendo um risco maior de acidentes”, explica a enfermeira do Samu.

Se cuidados não foram tomados ou se mostraram insuficientes para evitar problemas, é preciso saber o que fazer numa situação de urgência. A primeira providência é molhar a área atingida com água corrente ou colocá-la num recipiente com água limpa. Se o líquido estiver gelado ajudará no tratamento.  “Isso vai resfriar o local e trazer algum conforto à vítima. Não se deve colocar gelo, que pode provocar outro tipo de queimadura”, ressalta Gerluce.

Gerluce explica ainda que os procedimentos para socorrer alguma vítima variam de acordo com o tipo de lesão. “Se a área atingida ficar apenas vermelha, basta colocar água gelada até o alívio da dor. Se formar bolha e a zona atingida for pés, mãos, genitália, articulações ou face, é preciso levar a pessoa para avaliação em uma unidade especializada. Dependendo da extensão e profundidade, ela pode precisar de internamento e mesmo ir a óbito. Até conseguir atendimento, o ideal é enrolar a parte machucada em um pano limpo e molhado, preferencialmente de algodão, como fralda, pano de prato ou lençol”, detalhou.

É importante ainda evitar o tratamento das queimaduras com produtos como manteiga, pasta d’água, pó de café, óleo de cozinha, margarina, ovo e creme dental. “Qualquer ingrediente que for colocado pode piorar a ocorrência, agravando o ferimento. Ele deverá ser retirado no momento da consulta clínica”, justifica a profissional que ainda destaca a importância de não mexer nas lesões. “Ainda não é aconselhável cobrir com algodão ou remover roupa que esteja colada à pele. E se formar bolha, nada de furar ou arrancar a pele”, completa a enfermeira.

Prevenção – Devido à imprudência, imperícia ou negligência, os danos provocados por causa de fogueiras, rojões e similares durante o São João podem ser ainda piores. Para evitar uma situação mais grave, nunca se deve soltar fogos após ter consumido bebida alcoólica nem é indicado reacender os explosivos que falharem.

É importante ler as instruções contidas nas embalagens dos produtos para evitar dúvidas. Outro cuidado fundamental é nunca apontar fogos de artifício para pessoas e animais e verificar se não há vegetação ou materiais combustíveis nas proximidades. Eles também não devem ser estourados próximo a hospitais e unidades de saúde, perto de árvores ou embaixo de fiação elétrica. Em caso de problemas mais sérios, a população deve entrar em contato com o Samu (192) ou o Corpo de Bombeiros (193).