NOTÍCIAS

| 13.06.12 - 18h55

Odontologia fora do consultório é tema de capacitação para dentistas do PSE no Recife

Treinamento objetiva a inserção dos procedimentos sem a utilização dos instrumentos tradicionais

Por Tádzio Estevam

As crianças e adolescentes das escolas municipais que são atendidas pelo programa Saúde na Escola – que envolve as secretarias municipais de Educação e Saúde -, serão beneficiadas nas próprias unidades escolares com as novas técnicas para o tratamento odontológico oferecido pela gerência de Saúde Bucal do Município. As 61 equipes de saúde bucal que participam do programa receberão nesta quinta-feira (14), um treinamento para a inserção dos procedimentos sem utilização dos instrumentos tradicionais. O encontro acontecerá a partir das 8h30 na Faculdade Maurício de Nassau (Bloco A, sala 217, próximo à ponte da Capunga).

Durante o evento, os profissionais receberão orientações com relação ao Tratamento Restaurador Atraumático (ART). Esse tratamento envolve restaurações atraumáticas e procedimentos educativo-preventivos. É uma forma simplificada de atendimento, que consiste na remoção da área cariada, com instrumentação manual. Dispensa o uso de anestesia e isolamento absoluto, permitindo sua aplicação em locais desprovidos de equipamentos odontológicos, como as salas de aula. O material restaurador utilizado nesses atendimentos já contém flúor, importante na prevenção das cáries.

Programa Saúde na Escola - O PSE amplia o raio de atuação na capital pernambucana. Além da saúde bucal e do cuidado oftalmológico através do projeto Olhar Recife (em parceria com a Secretaria de Educação), o PSE incorporou a imunização, a redução de danos com o consumo de álcool e outras drogas, a prevenção aos acidentes de trânsito e às violências, a prevenção às DST/Aids e as doenças negligenciadas (hanseníase, filariose e helmintíase) como novos eixos prioritários do programa. O PSE trabalha com os alunos da rede municipal de ensino no sentido de tornar a escola um ambiente promotor de saúde, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, buscando a redução das desigualdades e da vulnerabilidade e dos riscos à saúde.