NOTÍCIAS

Cultura | 13.06.12 - 12h55

Prefeitura retira quase 100 mil toneladas de lixo dos canais do Recife

Operação de limpeza de macrodrenagem foi concluída com antecedência e resultado serve de alerta contra descarte indevido de lixo

Iniciada no final do ano passado, uma das mais importantes ações da Operação Inverno foi concluída neste mês. Nos últimos meses, a Prefeitura do Recife realizou a limpeza dos 66 canais que cortam a cidade do Recife, de onde foram retiradas 99 mil toneladas de lixo e entulhos. O investimento para este serviço foi de R$ 4 milhões.

De forma pioneira na cidade, a limpeza dos canais foi antecipada em dois meses e o trabalho foi iniciado ainda em dezembro de 2011. O serviço foi concluído, mas a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) continua monitorando a situação e novas desobstruções podem ser programadas. “Todos os canais foram beneficiados com o serviço, mas infelizmente ainda encontramos problemas devido ao descarte irregular de resíduos. A população precisa se conscientizar de que quando joga o lixo nas ruas ou nos próprios canais o resultado será prejudicial a todos em curto prazo”, afirma o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Vital.

Paralela à ação preventiva nos canais, a micro drenagem (galerias e canaletas) também vem passando por manutenção. Desde que foi iniciada a Operação Inverno 2012, mutirões de limpeza de galerias beneficiaram mais de 100 ruas e avenidas. “A desobstrução dos canais e galerias é uma parte importante da Operação Inverno, que neste ano foi antecipada para dar maior segurança à população”, acrescenta Vital.

Conscientização – Através da Assessoria Socioambiental (ASA), a Emlurb promove várias campanhas educativas na cidade. Desde 2008, têm sido realizadas palestras e atividades para conscientizar a população sobre o descarte irregular de lixo em todas as comunidades por onde passam os 66 canais do Recife.

A oficina Reaproveitar com Arte já contemplou 85 comunidades promovendo a reflexão crítica dos cidadãos sobre o descarte irregular dos resíduos sólidos. São realizadas oficinas de materiais recicláveis, como a garrafa PET. Outro projeto, o Coleta Seletiva é Papo de Sala de Aula, já esteve em mais de 40 escolas municipais buscando, através de ações educativas, incentivar a mudança de hábitos e conscientização ambiental de crianças e jovens.