NOTÍCIAS

| 13.06.12 - 12h47

Recife emplaca mais um trabalho em mostra que reúne experiências exitosas no SUS

Exposição ocorre durante evento voltado para Secretarias Municipais de Saúde de todo o Brasil em Maceió (AL)
 
Por Larissa Correia
 
Durante a realização do 28º congresso do Colegiado Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), de 11 a 14 de junho, em Maceió (AL), uma das experiências em destaque na Mostra Brasil – Aqui tem SUS traz a assinatura de técnicos da área de informações estratégicas da pasta na Prefeitura do Recife. A iniciativa aborda a adoção e a integração de dispositivos para otimizar o fluxo de informações, proporcionando, inclusive, mudanças mais notórias e precisas na tomada de decisões por parte da gestão.
 
Resgatar a cultura de planejamento no SUS é um desafio pela dificuldade de elaboração dos instrumentos de planejamento do próprio Sistema – a Programação Anual de Saúde (PAS) e o Relatório Anual de Gestão (RAG) – e na descentralização desta prática. Considerando tais dificuldades, adotamos como estratégias a associação do Apoio Institucional e a implantação do MonitoraSUS, sistema de informação cedido pela Prefeitura de Belo Horizonte (MG), que auxilia a construção de tais instrumentos e o acompanhamento das ações de saúde”, comentou Alberto Lima, diretor de Planejamento e Gestão da Saúde do Recife, que estruturou a metodologia em parceria com as técnicas Goretti Teles e Grasiele Fretta.
 
Segundo o gestor, o MonitoraSUS auxilia no processo de descentralização à medida em que permite aos coordenadores de políticas o envio das atividades pertinentes a cada Distrito Sanitário. “No Recife, o sistema está sendo utilizado para o monitoramento online da PAS, permitindo maior agilidade na avaliação da política de saúde. O controle é realizado pelos apoiadores institucionais da nossa diretoria, responsáveis pelos relatórios trimestrais e pela condução das reuniões de avaliação das ações programadas”, detalhou.
 
Ainda de acordo com o diretor, as intervenções trouxeram resultados positivos. “Com a implantação do Apoio Institucional e do MonitoraSUS identificou-se uma maior aproximação das áreas técnicas e Distritos Sanitários com a prática do planejamento enquanto processo de trabalho no cotidiano, bem como uma maior agilidade na produção dos balanços trimestrais e do Relatório Anual de Gestão”, acrescentou.
 
Alberto Lima também destacou a importância do uso habitual do MonitoraSUS. “Ele é uma ferramenta de qualificação da gestão, que traz um grande avanço para o serviço público por possibilitar o acompanhamento online da implantação de ações, a criação de indicadores e o cumprimento de metas estabelecidas no Plano Municipal de Saúde. Seu perfil também facilita a articulação entre o núcleo central da Secretaria e as diretorias, otimizando e até redirecionando e readequando as iniciativas, se houver necessidade”.
 
Sucesso – As outras experiências da Saúde do Recife em destaque na mostra Brasil – Aqui tem SUS foram elaboradas por equipes da Gerência de Assistência Farmacêutica. Uma delas aborda a continuidade do suporte farmacoterapêutico para pacientes que foram atendidos nas unidades de urgência e emergência da rede municipal. A outra qualifica o uso do software Hórus como ferramenta de acompanhamento de pacientes com hanseníase e tuberculose, favorecendo a adoção de medidas que reduzam ou evitem o abandono do tratamento.