NOTÍCIAS

Cultura | 13.06.12 - 19h59

Seminário Recife: Avanços, Desafios e Perspectivas aborda desenvolvimento econômico

Na tarde desta quarta-feira (13), foi dada continuidade às atividades do primeiro dia do Seminário Recife: Avanços, Desafios e Perspectivas, promovido pelo Instituto da Cidade do Recife Pelópidas Silveira (ICPS). O evento, que começou pela manhã e segue até a próxima sexta (15), está acontecendo no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, localizado no bairro da Madalena. Os debates da tarde trataram sobre crescimento urbano e desenvolvimento sustentável, com o objetivo de coletar novos dados e, assim, pensar o Recife para o futuro.

“Tivemos três apresentações ligadas ao desenvolvimento econômico. Conseguimos identificar os avanços em relação à implantação do setor terciário moderno, os obstáculos que ainda teremos que enfrentar e quais são os caminhos para avançarmos”, declarou o presidente do ICPS, Milton Botler, que também foi mediador do debate. Fizeram parte da programação da tarde desta quarta o economista Roberto Ramos, que tratou do Índice de Convergência Digital, Leonardo Guimarães, do Porto Digital, e Karina Zapata, do Projeto Polo Criativo da Bomba do Hemetério.

O Seminário Recife – Avanços, Desafios e Perspectivas, nesta quinta-feira (14), terá foco nos debates sobre o desenvolvimento urbano e ambiental, aprofundando questões como mobilidade, habitação, saneamento e meio ambiente. O presidente do ICPS tratará sobre as políticas urbanas e ambientais do Recife. Roberto Tavares, presidente da Compesa, Roberto Montezuma, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE), e Edinéa Alcântara, pesquisadora do Mestrado em Desenvolvimento Urbano, vão compor a mesa de comentaristas.