NOTÍCIAS

Cultura | 13.06.14 - 19h36

Via Mangue já está aberta para o tráfego de veículos

[caption id="attachment_46868" align="alignleft" width="680"] Com a presença da presidente Dilma Roussef, o prefeito Geraldo Julio liberou a pista oeste, no sentido centro/subúrbio. Este foi o primeiro trecho da via a ser aberto . (Foto: Andréa Rêgo Barros /PCR)[/caption]


A Prefeitura do Recife liberou a primeira etapa da Via Mangue para tráfego de veículos. A pista oeste da via expressa, que é considerada a maior intervenção viária das últimas décadas na capital pernambucana, com 4,5 quilômetros de extensão, foi aberta no fim da tarde. Em solenidade com a presença da presidente Dilma Rousseff e do governador João Lyra Neto, o prefeito Geraldo Julio destacou a importância da obra para desafogar o trânsito na zona sul do Recife. Com a liberação da pista oeste, na próxima segunda-feira (16) a prefeitura abre uma Faixa Azul na Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, dando prioridade ao transporte público.

"Essa é uma obra que vai oferecer serviços à população, mais qualidade de vida numa questão importante que é o deslocamento no Recife. Queremos priorizar pedestres, ciclovias, os diversos transportes, e o transporte público. Já nesta segunda-feira (16), vamos abrir a Faixa Azul na Domingos Ferreira, que vai oferecer, a 17 mil passageiros por hora, a comodidade de um transporte mais rápido", declarou o prefeito.

A obra foi desenvolvida pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal, em uma operação que chegou a ter aproximadamente 2.200 trabalhadores, com um investimento total de R$ 431 milhões. A partir da abertura da pista oeste, cerca de 49% do tráfego de automóveis que atualmente circula pela Avenida Engenheiro Domingos Ferreira deverá migrar para a Via Mangue. Isso possibilitará a implantação da Faixa Azul, que terá início na Av. Herculano Bandeira e se prolongará por toda extensão da Domingos Ferreira até a Rua Barão de Souza Leão, somando mais 5,8 quilômetros de prioridade para o transporte público.

Segundo a presidente Dilma Rousseff, a Via Mangue é uma obra que vai melhorar a vida das pessoas. "Esta é uma solução para melhorar não só o trânsito da zona sul do Recife, mas vias que se interligam no Recife", afirmou.

O pista oeste foi completamente liberada no fim da tarde. Nos primeiros dias de operação da via, oito agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e 40 arte-educadores irão orientar os condutores. O corredor já começa a funcionar com fiscalização eletrônica de velocidade, que é regulamentada em 60 km/h no local, através de um ponto fixo, e com um monitoramento realizado por seis câmeras distribuídas ao longo da via.

A abertura de toda a Via Mangue será realizada em três etapas. Este primeiro trecho liberado inclui o alargamento de duas faixas na Ponte Paulo Guerra, a Ponte Estaiada, a Ponte do Encanta Moça, o trecho do aeroclube, a via elevada e os viadutos sobre a Rua Antônio Falcão. A pista oeste funcionará no sentido subúrbio, da Ponte Paulo Guerra até a Rua Antônio Falcão. No pico da operação, a obra chegou a ter aproximadamente 2.200 trabalhadores, com um investimento total de R$ 431 milhões.


OUTRAS ETAPAS - No dia 1º de setembro, a Prefeitura do Recife inicia a segunda etapa da Via Mangue, com a abertura parcial da pista leste, no sentido subúrbio/centro. O trecho da pista leste da via que será inaugurado fica entre a Rua Félix de Brito e a Rua Henrique Capitulino, favorecendo, principalmente, cerca de 25 mil moradores desta área, que terão uma nova opção de trajeto. A segunda parte da pista leste será aberta em dezembro deste ano, no sentido centro/subúrbio, no trecho que liga a Avenida República do Líbano à Rua Doutor Gilson Machado Guimarães. Esta será mais uma opção para os condutores que pretendem acessar a zona sul, amenizando ainda mais o fluxo de veículos na Avenida Engenheiro Domingos Ferreira. Nesta etapa, também será implantada uma alça para que a comunidade do Jardim Beira Rio possa acessar a pista leste da Via Mangue.