NOTÍCIAS

Cultura | 13.06.14 - 18h32

PCR divulga campanha de proteção à criança e ao adolescente no Mercado da Boa Vista

[caption id="attachment_46854" align="alignleft" width="680"] Público e comerciantes do mercado receberam orientação, material informativo e assistiram uma peça de teatro tratando sobre o trabalho infantil. (Foto: Antônio Tenório/ PCR)[/caption]


O Mercado da Boa Vista, localizado no centro do Recife, foi o cenário de uma importante ação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, na manhã desta sexta-feira (13). Cerca de 20 técnicos da pasta deram orientações e distribuiram material informativo sobre a campanha “Dê uma batida salve todos”, que visa combater o trabalho infantil.

Além da distribuição dos materiais, uma peça de teatro também foi encenada, com o enfoque na exploração do trabalho infantil. E um tema tão importante chamou a atenção da comerciante Severina Sampaio, de 56 anos, que estava no mercado para almoçar. “No meu tempo de criança as pessoas diziam que quanto mais cedo a pessoa começasse a trabalhar, melhor. Hoje, a gente sabe que não é assim e tem seu tempo para tudo. Criança tem que brincar e estudar, depois pensa em trabalhar”, declarou em apoio à causa.

“Nós estamos realizando este trabalho para que as pessoas que frequentam o mercado e os espaços públicos comecem a compreender que não se deve comprar mercadorias de crianças. Além de mostrar aos permissionários responsáveis pelos boxes que a utilização de trabalho infantil é crime”, disse a Gerente de Promoção dos Direitos Humanos, Cacilda Medeiros.

Durante este período de grandes eventos como a Copa do Mundo e o São João, a divulgação da campanha é fundamental. “Durante a nossa abordagem também damos enfoque à questão do abuso e exploração sexual, onde entra outra campanha importante chamada “Não Desvie o Olhar”. Tudo precisa estar interligado, afinal, uma criança que trabalha se torna muito mais vulnerável”, conta a Gerente de Proteção Social Especializada de Média Complexidade, Valéria Monteiro.

A ação nos mercados públicos da cidade acontece desde o dia 5 e segue todas as sextas e sábados deste mês. O Mercado da Madalena será o próximo a receber a campanha, que acontece sempre das 11h às 13h30.