Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 13.06.17 - 20h40

PCR apresenta ações de proteção à criança e ao adolescente no Comdica

img_alt

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos mostrou aos conselheiros as ações, os projetos e serviços desenvolvidos pela gestão municipal nesta área (Foto: Daniel Tavares/PCR)
 
 
A Prefeitura do Recife apresentou ao Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente do Recife (Comdica), nesta terça-feira (13), as ações, projetos e serviços destinados às crianças, aos adolescentes e suas famílias. A secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, participou da reunião do pleno extraordinário do conselho, realizada no auditório da Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena.
 
A gestora falou do que cada uma das secretarias executivas sob seu comando fazem para as crianças e adolescentes da cidade, citando, por exemplo, as quatro casas de acolhidas da Prefeitura do Recife que atendem crianças e adolescentes, além de outras dez que atuam em convênio com a gestão municipal. Ana Rita Suassuna também falou do acompanhamento dos 700 adolescentes recifenses que cumprem medidas socioeducativas por terem cometidos atos infracionais. “Quando chegamos, em 2013, havia mais de 600 adolescentes cumprindo medidas socioeducativas que não eram acompanhados. Hoje todos são acompanhados pela nossa equipe de Assistência Social para evitar a reincidência e encaminhá-los para a profissionalização. Desse total, 189 foram encaminhados para cursos de profissionalização”, disse a secretária.
 
A gerente-geral de Operações da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Recife (Sepod), Mila Aguiar, falou dos trabalhos de prevenção ao uso de drogas desenvolvidos junto às crianças e adolescentes da cidade. “Fazemos rodas de diálogo nas escolas através do projeto Descolado; levamos atividades lúdicas, discutimos autoestima e projetos pessoais nas ruas através da Caravana da Prevenção; capacitamos profissionais para dialogar com os jovens da cidade sobre o uso de drogas, entre outras ações”, explicou a gestora.
 
Já a secretária-executiva de Direitos Humanos do Recife, Elizabete Godinho, falou das discussões sobre bullying, gravidez na adolescência, primeira infância e exploração sexual de crianças e adolescentes promovida pela Gerência da Criança e do Adolescente.
 
PLANO SOCIOEDUCATIVO - Após a apresentação dos representantes da Prefeitura do Recife, o colegiado do Comdica deu continuidade à análise do esboço do Plano Decenal Socioeducativo do Recife, que vai estabelecer diretrizes e metas, para os próximos dez anos, relacionadas a garantia dos direitos dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Ficou marcado para o próximo dia 27 de junho a deliberação final sobre o documento. 
 
De acordo com o presidente do conselho, José Rufino da Silva, o plano vem sendo discutido desde o ano passado com diversos segmentos da sociedade. “O plano municipal é de toda a sociedade, e não só da gestão pública. Não adianta só elaborar o plano; a sociedade tem que se apropriar dele e fiscalizar as ações. Para isso, vamos criar uma comissão para acompanhar as metas”, explicou Rufino.