NOTÍCIAS

Mulher | 13.07.15 - 09h44

Campo Grande e Iputinga recebem as Pré-Conferências da Mulher

img_alt

Diversas recifenses reuniram-se para debater e propor políticas públicas de gênero. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

As primeiras Pré-Conferências da Mulher aconteceram neste sábado (11), nos bairros de Campo Grande e Iputinga, nas Regiões Político Administras 2 e 4, respectivamente. Diversas recifenses reuniram-se para discutir e propor políticas públicas de gênero para os próximos anos e também eleger delegadas para a VI Conferência Municipal da Mulher, que será realizada entre os dias 10 e 12 de setembro, no Centro de Formação Paulo Freire, no bairro da Madalena. Ao todo, serão 11 encontros nas Pré-Conferências, abrangendo todas as RPA´s.

Os grupos de trabalho foram divididos pela Secretaria da Mulher do Recife junto ao Conselho da Mulher do Recife em eixos temáticos. Foram eles: Sistema de política para as mulheres; Mulher e direito à cidade; Enfrentamento à violência; Educação não-sexista, antiracista, não lebofóbica e laica; Atenção integral à saúde das mulheres e respeito aos direitos reprodutivos; Autonomia Econômica das Mulheres; Sistema político com participação e igauldade para as mulheres.

Na escola Diná de Oliveira, no bairro da Iputinga, a mesa de abertura contou com a presença da secretária-executiva da Mulher do Recife, Ceça Costa, e a representante do Conselho da Mulher do Recife, Marinalva Lourenço. As duas fizeram a leitura do Regimento Interno e aprovaram com a plenária.

Em sua fala, Ceça deu as boas vindas às participantes e reafirmou a importância dos encontros. “A partir deste momento, estamos abrindo as pré-conferências e quero que vocês entendam a importância disto. Este é o momento de discutirmos, deliberamos, propormos políticas públicas de gênero para os próximos anos. Iremos ter facilitadoras nos grupos de trabalho. Todas as proposta/s serão sistematizadas e levadas para a Conferência Municipal. É este o momento de discutirmos bastante”, disse. Já Marinalva Lourenço, em sua fala, lembrou que também serão nas pré-conferências a indicação das novas conselheiras.

A aposentada Maria de Lourdes Santana, de 75 anos, participou do grupo de discussão sobre o Direito à Cidade. Para ela, é muito gratificante essa Conferência porque abre o debate e chama a sociedade.”A gente tem que fazer parte dessa discussão. Se não fizermos, como vamos saber das coisa? Como vamos lutar?”, afirmou.

O encontro da RPA 2 ocorreu na escola municipal Mário Melo, no bairro de Campo Grande. Nove encontros serão realizados em todas as Regiões Político Administrativas do Recife, um direcionado a representantes das Entidades Gerais e uma às Servidoras Municipais da Prefeitura do Recife.