Ampliação da rede cicloviária e novo Bike PE garantem prioridade para os ciclistas no Recife
A Prefeitura do Recife e o Governo de Pernambuco apresentaram à população novas ações para as pessoas que circulam de bicicleta pela cidade. O Recife ganhará até setembro mais duas ciclofaixas, sendo uma em Jardim São Paulo e outra em Santo Amaro. Além disso, o sistema de compartilhamento de bicicletas Bike PE, operado pelo Governo do Estado, em parceria com a Tembici e o Banco Itaú Unibanco, passará por uma ampla modernização e se adaptando a um modelo utilizado nas maiores cidades do mundo, inédito no Brasil. O anúncio foi realizado pelo prefeito Geraldo Julio, pelo secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, pelo diretor de Relações Institucionais e Governamentais do Itaú Unibanco, Cícero Araújo, e Maurício Villar, diretor de operações da Tembici, nova operadora do sistema, na manhã desta quinta-feira (13).
As ciclofaixas permanentes de Jardim São Paulo, na Zona Oeste, e de Santo Amaro, no Centro, serão implantadas pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e estão previstas para agosto e setembro, respectivamente. Elas vão compor a Rede Cicloviária Complementar, que está sendo implantada pela Prefeitura do Recife em consonância com o Plano Diretor Cicloviário da RMR (PDC/RMR). Com isso, a cidade vai ganhar mais 4,7 quilômetros de rotas exclusivas para ciclistas, alcançando a marca de 51,4 quilômetros de rotas existentes, sendo 27,3 (53%) implantados desde 2013.
“Essas novas ciclofaixas permanentes serão ligadas a rotas já existentes, ampliando a malha. Nós queremos incentivar ainda mais o uso das bicicletas em nossa cidade”, destacou Geraldo Julio, que também comemorou a escolha do Recife para a implantação de um novo sistema de compartilhamento de bicicletas. “Somos a primeira cidade do Brasil que utilizará uma nova tecnologia no sistema de bicicletas compartilhadas. São bicicletas novas, modernas, mais resistentes e que foram desenvolvidas para o compartilhamento. Serão 800 bicicletas, 1.600 vagas nas estações e estações mais modernas, sendo 80 no total em Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes”, acrescentou.
A primeira rota a ser implantada, a Ciclofaixa Jardim São Paulo, vai conectar a Rota Tiradentes até a Praça Jardim São Paulo, no bairro de mesmo nome, em um total de 1,9 quilômetro de extensão. A rota será bidirecional e terá início na Rua Comendador Franco Ferreira, seguindo pela Rua Professor Silvio da Cunha Santos, Avenida General San Martin, Avenida João Cabral de Melo Neto e Rua Senador Alberto Pasqualini.
A nova rota vai se conectar com as ciclofaixas Antônio Curado e Inácio Monteiro, implantadas nos bairros do Engenho do Meio e Cordeiro, respectivamente. As três ciclofaixas serão ligadas ainda com a Rota Tiradentes (Estrada do Forte e Rua 21 de Abril) e com as ciclofaixas do Cavouco e Arquiteto Luiz Nunes (Lagoa do Araçá), compondo uma rede cicloviária de cerca de 20 quilômetros, conectando a Zona Oeste à Zona Sul do Recife e beneficiando diretamente dez bairros: Engenho do Meio, Cordeiro, Jardim São Paulo, Iputinga, Torrões, San Martin, Mangueira, Mustardinha, Afogados e Imbiribeira.
Já a Ciclofaixa Santo Amaro será implantada na Avenida Mário Melo e na Rua dos Palmares, no bairro de Santo Amaro, área central da cidade. A rota Santo Amaro vai ser unidirecional, com uma faixa implantada no mesmo sentido de cada uma das pistas da Avenida Mário Melo e da Rua dos Palmares, ao lado do canteiro central. Cada sentido terá 1,4 quilômetro de extensão, totalizando 2,8 quilômetros de exclusividade para os ciclistas. A rota terá início no cruzamento com a Rua da Aurora, fazendo conexão com o Eixo Cicloviário Camilo Simões, e término na Rua dos Palmares, nas imediações do cruzamento com a Avenida João de Barros, próximo ao Hospital Oswaldo Cruz.
Com a implantação da Ciclofaixa Santo Amaro, a área central do Recife vai ganhar uma rede ciclável de cerca de 8 quilômetros de extensão, ligando o Bairro do Recife às proximidades da Avenida João de Barros, com a opção de percurso até o início do município de Olinda, nas imediações da Fábrica Tacaruna.
NOVO BIKE PE ENTRA EM VIGOR EM SETEMBRO - Um novo Bike PE começa a funcionar na Região Metropolitana do Recife a partir de setembro. Mais moderno, funcional e tecnológico, o sistema é fruto de uma parceria entre o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, a Tembici, nova gestora do Bike PE, e o Banco Itaú Unibanco, patrocinador do projeto desde a sua criação, em 2013. Com a novidade, o Recife se tornará a primeira localidade no Brasil a receber esse modelo operacional específico de bicicletas compartilhadas.
A nova versão do Bike PE ganha uma roupagem com equipamentos mais sofisticados. A partir de setembro, os usuários pernambucanos vão encontrar pelas ruas da RMR estações e bicicletas completamente diferentes das já existentes. As bikes serão mais resistentes e confortáveis, terão bancos mais reguláveis, luzes reflexivas, bagageiros integrados e adaptáveis com extensores elásticos para prender objetos. Serão 80 estações com 1.600 vagas e um total de 800 unidades disponíveis. O sistema, que foi importado do Canadá, é consolidado e tem unidades por grandes centros urbanos mundiais, como Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido).
“O Recife sempre esteve na frente e sempre nos recebeu com muita facilidade. Então, nós encontramos aqui no Recife as condições necessárias para iniciar este novo projeto. É uma forma de prestigiar todo o esforço feito lá atrás para a implantação do sistema de bicicletas compartilhadas. O Recife se integrou com a gente na busca da transformação da cidade. É uma forma de reconhecer esse esforço todo da cidade”, explicou o diretor de Relações Institucionais e Governamentais do Banco Itaú, Cícero Araújo.
Outra grande novidade do Bike PE é a utilização de “docks” ou conexões individuais para abrigar as bicicletas. Cada uma terá o seu próprio compartimento de depósito, ou seja, as estações serão moduladas e não mais uma estrutura única. A liberação das bikes será, dessa forma, individualizada. Essa é também uma forma de reduzir possíveis vandalismos e roubos das bicicletas. Da mesma forma, haverá um botão para ser acionado e alertar à gestão caso o usuário perceba danos ao equipamento.
“O Recife mostra para todo estado e para todo o Brasil a preocupação como uma cidade do futuro e sustentável. Será a mesma plataforma e a mesma tecnologia utilizada em cidades estrangeiras. É um privilégio e um protagonismo para o Recife, já que investe em ciclofaixas permanentes e será a primeira cidade do Brasil com o novo sistema do Bike PE”, ressaltou o secretário Felipe Carreras.
Outro ponto que muda a partir deste momento é o modo de utilização. Os usuários terão a oportunidade de utilizar o cartão de crédito e/ou débito diretamente na estação para utilizar as bicicletas. Os planos também aumentaram para passes de três dias e anual, além dos já existentes passe mensal e diário. Em cerca de 30 estações do Bike PE haverão totens para cadastro físico.
RESUMO DAS NOVAS CICLOFAIXAS
Ciclofaixa Jardim São Paulo
Extensão: 1,9 km
Tipo: Bidirecional
Percurso: Rua Comendador Franco Ferreira, Rua Professor Silvio da Cunha Santos, Avenida General San Martin, Avenida João Cabral de Melo Neto e Rua Senador Alberto Pasqualini, nas imediações da Praça Jardim São Paulo.
Conexão: A nova rota vai se conectar com as ciclofaixas Antônio Curado e Inácio Monteiro, implantadas nos bairros do Engenho do Meio e Cordeiro, respectivamente. As três ciclofaixas serão ligadas ainda com a Rota Tiradentes (Estrada do Forte e Rua 21 de Abril) e com as ciclofaixas do Cavouco e Arquiteto Luiz Nunes (Lagoa do Araçá), compondo uma rede cicloviária de cerca de 20 quilômetros de rede ciclável.
Ciclofaixa Santo Amaro
Extensão: 2,8 km
Tipo: Unidirecional (1,4 km em cada sentido)
Percurso: Ida- Avenida Mário Melo (no cruzamento com a Rua da Aurora), Rua dos Palmares (nas imediações do Hospital Oswaldo Cruz)- Volta pelo mesmo percurso, no sentido contrário.
Conexão: A rota irá se conectar com o Eixo Cicloviário Camilo Simões, formando uma rede ciclável de cerca de 8 quilômetros de extensão na área central do Recife.