Procon Recife resolveu quase 90% das queixas dos consumidores no primeiro semestre
Os casos ainda não solucionados geraram processos administrativos, que poderão resultar em multas para as empresas
O Procon Recife resolveu quase 90% das queixas encaminhadas pelos consumidores no primeiro semestre deste ano. O balanço do órgão, ligado à Prefeitura do Recife, mostra que o índice de resolutividade foi de 87,34%, num universo de 2.734 atendimentos e 1.790 audiências realizadas no período. Os 12,65% de casos não solucionados geraram processos administrativos, que poderão gerar multas para as empresas.
A função do Procon Recife é proteger e defender os interesses dos consumidores, fiscalizando o cumprimento da legislação e aplicando penalidades quando necessário. “Entre os assuntos mais reclamados no período estão os serviços essenciais de água, luz e telefone, seguidos por assuntos financeiros como cartões de crédito, empréstimos e financiamentos. Em terceiro lugar, ficam produtos em geral”, avalia o secretário executivo do Procon Recife, José Neves.
“A maioria das queixas sobre serviços essenciais e assuntos financeiros se refere a cobranças indevidas. Em relação aos produtos, as reclamações mais comuns tratam de defeitos de fabricação ou vícios apresentados durante a utilização”, salienta.
No primeiro semestre, o Procon Recife também realizou um Mutirão de Renegociação de Dívidas, no Compaz Escritor Ariano Suassuna, onde foram atendidas 709 pessoas em um período de quatro dias. Os consumidores puderam negociar dívidas com bancos, telefônicas, Celpe, Compesa e a Prefeitura do Recife presente para negociar valores do IPTU. “As negociações foram boas e renderam descontos expressivos para os consumidores”, aponta José Neves.
A autônoma Abiulde Fidelix é um exemplo disso. Ela foi ao mutirão para negociar uma dívida com a COMPESA de R$ 2.205,59, que caiu para R$ 793,63. “Foi um milagre. Achei ótimo ter essa oportunidade de reduzir meu débito. Estou agradecida”, comentou. No segundo semestre, o Procon Recife realizará mais um mutirão, desta vez no Compaz Governador Eduardo Campos no Alto Santa Terezinha.
ATENDIMENTO - O Procon Recife atende pelo telefone 0800 28 11 311, além do e-mail procon@recife.pe.gov.br. O órgão é localizado na rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista, e atende das 8h às 13h. Há também os postos avançados de atendimento no Compaz Governador Eduardo Campos, localizado na avenida Aníbal Benévolo, s/n, Alto Santa Terezinha, e no Compaz Escritor Ariano Suassuna, que fica na avenida General San Martin, s/n, esquina com a Abdias de Carvalho.