Prefeitura inicia projeto Bairro Legal no Pina e Boa Viagem
A ação, que começa nesta quarta-feira (14), tem como objetivo melhorar a mobilidade das pessoas aumentando a fiscalização de trânsito e controle urbano
A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), dá início, na próxima quarta-feira (14), ao projeto Bairro Legal, que tem como objetivo melhorar a mobilidade na cidade através de ações de fiscalização nas áreas de trânsito e controle urbano. Os primeiros locais beneficiados são os bairros do Pina e Boa Viagem. Em breve, outras regiões receberão a iniciativa.
Durante seis meses, equipes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) e Secretaria-Executiva de Operações (Seop) ocuparão os dois bairros, onde serão intensificadas as fiscalizações referentes a infrações como estacionamento proibido, carga e descarga, fila dupla e obstrução de calçadas. Também serão fiscalizadas construções e imóveis em situação irregular, além de poluição sonora e visual.
Um contêiner, instalado na Avenida Conselheiro Aguiar – na esquina com a Rua Senador Hélio Coutinho – servirá de centro de comando. Boa Viagem e Pina foram escolhidos para receber operação por causa do registro de um grande número de denúncias de infrações de trânsito e de controle urbano. No entanto, o objetivo é ampliar a ação para outras áreas da cidade nos próximos meses.
Nesse primeiro momento, a ação será focada nos principais corredores viários que cortam os dois bairros: Av. Herculano Bandeira, Rua Capitão Rebelinho, Av. Domingos Ferreira, Av. Conselheiro Aguiar, Rua dos Navegantes e Av. Boa Viagem, no trecho entre a Av. Antônio de Góes e Antônio Falcão. Em setembro, a operação segue para o trecho entre a Antônio Falcão e Armindo Moura. Em um terceiro momento, em outubro, a ação vai focar as transversais dos principais corredores, além de Brasília Teimosa, Bode e Beira-Rio.
Durante a operação, um guincho da CTTU ficará à disposição para rebocar veículos que estejam cometendo infrações de trânsito, ou seja, atrapalhando a mobilidade. Entre as atribuições da Secon estão a demarcação de calçadas, delimitando a área privada para evitar que o passeio público seja utilizado como estacionamento. A Secon identificou, inicialmente, 449 imóveis, entre padarias, bancos, galerias, lojas, farmácias, entre outros, onde esse tipo de problema é registrado.
Os fiscais de controle urbano também vão arrancar pinos de ferro em calçadas, retirar placas de imobiliárias em postes, além de remover construções irregulares, cavaletes e cones que estejam em espaço público. O efetivo utilizado pelos órgãos que participam da ação será de 50, sendo 20 agentes da CTTU, 25 da Secon e 5 da Seop.
Agentes da prefeitura irão distribuir panfletos, cartazes e adesivos do projeto, convocando a população a ajudar. Isso porque, o Bairro Legal tem como objetivo fazer cumprir legislação já existente para melhorar a mobilidade. Dessa forma, é importante que a sociedade civil colabore respeitando as regras de transito e de controle urbano.