NOTÍCIAS

Cultura | 13.08.14 - 09h18

Alunos da Rede Municipal do Recife discutem robótica e desenham robôs para exposição

Na semana em que é comemorado o Dia do Estudante, alunos das escolas municipais preparam desenhos de robôs para exposição e visitam centros tecnológicos. (Foto: Divulgação)

Em comemoração ao Dia do Estudante, alunos de várias escolas da Rede Municipal de Ensino começaram a desenhar e produzir objetos que representem a compreensão que eles têm de um robô humanoide, como parte do Programa Robótica na Escola. Até sexta-feira (15), os trabalhos podem ser feitos a mão, com desenhos e origami, por exemplo, ou podem ser feitos no computador. Os desenhos serão expostos no Centro de Tecnologia (Cetec), no bairro da Boa Vista, em data ainda a ser definida. A atividade, que também é acompanhada de discussões sobre robótica, culminará com a visita que os robôs humanoides, batizados de NAO, farão às unidades de ensino.

Na Escola Municipal Antônio de Brito Alves, localizada na Mustardinha, os estudantes se empolgaram com a atividade e deram asas à imaginação. “O robô que desenhei pode jogar bola, brincar, cantar, dançar e contar historinhas”, contou Carlos Rodrigues, 11, aluno do 5º ano do Ensino Fundamental.

Segundo a professora de Carlos, Rafaella Padilha, em breve os estudantes poderão ver de perto tudo que foi discutido e desenhado nessa segunda. “Comecei com uma conversa informal, perguntando o que eles sabiam de robôs a partir dos desenhos a que assistem na TV. Em seguida mostrei figuras de robôs e vídeos que baixei da Internet. Estamos preparando as turmas para as visitas que os robôs humanoides farão às escolas a partir deste mês. Todo esse acesso ao mundo da tecnologia tem ajudado bastante as nossas crianças; eles estão respondendo muito bem”, avaliou a docente.

Muitos alunos da Rede Municipal de Ensino passaram a ter aula de robótica em fevereiro deste ano, quando a Secretaria de Educação do Recife começou a implementar o Programa Robótica na Escola. Em sala de aula, eles têm mais contato com duas linhas de trabalho: a dos robôs feitos com blocos de encaixe da LEGO ZOOM e a da metarreciclagem e ferramentas, na qual os robôs podem ser feitos com peças mecânicas recicláveis e programados pelos alunos. Já com a linha de robôs humanoides (NAO), os estudantes só têm contato quando vão a aulas no Cetec ou em eventos promovido pela Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação. Somente a partir deste mês, eles receberão a visita dos robôs humanoides na própria escola

CENTROS TECNOLÓGICOS - Outra atividade tecnológica do Dia do Estudante foi a visita de 33 alunos da Escola Municipal Tejipió ao Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e ao Centro Regional de Ciências Nucleares (CRCN), ambos na Cidade Universitária. No Cetene, os estudantes do 8º e 9º ano conheceram os laboratórios de nanotecnologia e também de genética, onde é feita a clonagem de plantas, além do Centro de Microscopia Eletrônica e outras áreas do Ceten.

Já no CRPN, os alunos viram os laboratórios de medição de radiação, laboratórios de fusão nuclear (que estudam a energia nuclear) e a fábrica de radiofármacos, que produz remédios radioativos para a saúde, com substâncias capazes de detectar e tratar doenças como câncer. O objetivo da visita aos dois importantes centros tecnológicos da cidade foi motivar as crianças e adolescentes para a ciência e a tecnologia em várias áreas.