Fórum apresenta diretrizes para escolha dos novos livros didáticos
A Prefeitura do Recife realizou, nesta quinta-feira (13), na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, o 1º Fórum do Livro Didático. O encontro teve o objetivo de discutir e orientar sobre a escolha dos livros didáticos da rede municipal para os próximos três anos. Mais de 51 mil estudantes do 1º ao 5º ano, de 231 unidades de ensino, passarão a trabalhar com os novos livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNDL), a partir de 2016.
O foco do evento, realizado pela Secretaria de Educação, foi dar a professores e alunos acesso às obras conceituadas pelo MEC, promovendo discussões, reflexões e análises acerca das escolhas dos livros. Participaram do encontro cerca de 500 pessoas, entre gestores, coordenadores, professores e equipe técnica.
O secretário-executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais, relembra como eram escolhidos os livros nos anos anteriores. "Cada escola escolhia os próprios livros didáticos. As unidades de ensino e as próprias turmas tinham livros diferentes umas das outras. Nós pensamos em tornar as escolas cada vez mais articuladas como uma única rede. Esperamos dar um novo direcionamento, envolvendo todos, e construir isso juntos", relata.
Para a gerente-geral de Planejamento e Monitoramento Pedagógico, Renata Jatobá, o fórum estabelece a escolha democrática do livro didático. "O remanejamento dos livros é feito diretamente com o MEC. É importante que tenhamos essa estrutura e essa escolha seja feita de forma coletiva", destaca Renata.
O Fórum é dividido em 4 etapas, sendo esta primeira para debater sobre o PNDL. Na segunda etapa, que acontecerá dos dias 17 a 21 de agosto nas unidades de ensino dos Anos Iniciais, será feita a escolha dos livros didáticos com base nas resenhas disponibilizadas pelo MEC e pela Política de Ensino da Rede. Nos dias 25 e 26 deste mês, na EFAER Paulo Freire, será realizado a sistematização por regional e por fim, a plenária para consolidar a escolha dos livros.